Você conhece como funciona o sistema elétrico do carro e como descobrir falhas nele com facilidade? Pois neste artigo você descobrirá tudo sobre a parte elétrica dos veículos, desde seus componentes a testes que facilitarão sua vida na oficina mecânica.

Continue lendo e saiba mais!

 

O que é o sistema elétrico do carro

O sistema elétrico do carro é responsável, como o nome indica, por alimentar todos os componentes elétricos do veículo. Assim, uma de suas funções principais é dar a partida no motor a combustão, através do circuito de partida (que inclui as velas, por exemplo).

Ao passo que, conforme os veículos vão ficando cada vez mais modernos e usando mais peças elétricas, o sistema elétrico do carro se torna ainda mais essencial. Não é à toa que muitas mecânicas se veem com falta de pessoal capacitado na área elétrica.

Fora dos veículos elétricos (aqueles que usam baterias em vez de combustíveis fósseis, como a gasolina), qualquer carro moderno possui milhares de componentes elétricos que dependem do bom funcionamento desse sistema. Por exemplo, o sistema elétrico do carro é responsável por:

  • Computador de bordo;
  • Luzes do painel;
  • Sensores;
  • Direção eletrônica;
  • Injeção eletrônica;
  • Câmeras de ré;
  • Vidros elétricos e travas;
  • Rádio e centrais de entretenimento;
  • Alarmes;
  • Faróis;
  • Câmbio; e muito mais.

 

Como funciona o sistema elétrico do carro

Como visto no tópico anterior, o sistema elétrico é quase que as veias do carro, uma vez que peças cruciais para o funcionamento do veículo dependem da eletricidade.

Nesse sentido, o sistema elétrico do carro começa a funcionar desde o momento que o motorista gira a chave de partida. Nesse momento, a bateria é acionada, enviando eletricidade para todos os componentes do carro.

Por ser tão importante assim, o sistema elétrico do carro precisa ser muito bem conservado. Haja vista que uma falha elétrica pode deixar o carro inoperante e, se acontecer durante o movimento, pode causar acidentes fatais!

Contudo, o sistema elétrico do carro está cada vez mais complexo. Para tanto, os mecânicos precisam estar constantemente se atualizando para decifrar os esquemas elétricos desenvolvidos pelas próprias montadoras que indicam os fios, seus caminhos e componentes.

 

Quais as partes do carro que são alimentadas pelo sistema elétrico

 o sistema elétrico do carro é responsável por prover energia para diversas partes do veículo.

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Circuito de partida

O circuito de partida, como o nome denuncia, é responsável pela ignição do veículo e precisa de energia elétrica para funcionar.

Assim, quando o motorista vira a chave para dar partida, a bateria envia energia para um pequeno motor elétrico na caixa de marcha, acoplado ao virabrequim. A partir disso, as peças começam a se movimentar para causar a explosão que faz o motor funcionar.

 

Carga automotiva

A carga automotiva permite que a bateria seja alimentada enquanto o carro está em movimento. Assim, enquanto o veículo anda, a rotação do motor recarrega a bateria, aumentando sua vida útil.

O alternador também regula o uso de energia e, se houver falha nesse componente, o gasto energético do veículo fica desbalanceado, ou seja, rapidamente fará todo o carro parar e causar problemas no sistema elétrico todo.

Por isso que não é recomendado que os veículos fiquem com faróis ou som ligados com o carro parado, uma vez que o alternador só opera com o motor em funcionamento.

 

Circuito de bordo

Por outro lado, o circuito de bordo é uma das partes do sistema elétrico do carro mais complexa, uma vez que controla dezenas de outros componentes, como vidros elétricos, limpador de para-brisa, ar-condicionado, luz do painel, entre outros.

É também no circuito de bordo que encontramos o painel de fusíveis. Esse painel é quase que um colete a prova de balas do sistema elétrico, uma vez que em casos de pane ou curto-circuito, os fusíveis vão absorver a descarga e proteger os demais componentes.

 

Ignição

O sistema elétrico do carro também é responsável por manter o motor funcionando a todo momento. Para que um motor a combustão possa funcionar, ele precisa das faíscas geradas pelas velas, que usam a energia elétrica para criar as faíscas e causar a explosão do combustível e acionar os pistões.

 

Quais são os componentes do sistema elétrico do carro?

o sistema elétrico é composto por bateria, interruptores e sensores, alternador e sistema dependentes e auxiliares.

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Bateria

A bateria é o coração do sistema elétrico do carro, sendo responsável por armazenar energia e enviá-la por todo o veículo.

 

Interruptores e sensores automotivos

Os interruptores e sensores são essenciais para que diversas outras peças funcionem corretamente. Afinal, os interruptores são, literalmente, peças responsáveis pela liberação de corrente elétrica.

Por exemplo, o interruptor de pressão de óleo libera corrente elétrica para acender uma luz de alerta no painel sempre que o nível de pressão está abaixo do recomendado.

 

Alternador

O alternador é uma peça que transforma a rotação do motor em eletricidade, recarregando a bateria enquanto o veículo está em movimento. Ele ajuda a regular o consumo de energia e a prolongar a vida útil da bateria.

 

Sistemas dependentes e auxiliares

O sistema elétrico do carro é responsável por quase tudo nos veículos modernos, suportando diversos sistemas. Alguns são dependentes, ou seja, precisam de energia constante, enquanto outros demandam energia por um curto período. Examples desses sistemas são:

  • Ar-condicionado;
  • Sistema de injeção eletrônica;
  • Desembaçador de vidro;
  • Rádio;
  • Faróis; etc.

 

Principais falhas no sistema elétrico e suas causas

Veja como identificar falhas no sistema elétrico do carro com facilidade!

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Apresentar quais são as principais falhas que podem ocorrer no sistema elétrico do carro e falar sobre quais são as causas comuns de cada um, de forma que o mecânico possa identificar o problema, sua causa e, com isso, saber a solução ideal.

 

Bateria fraca

Toda bateria possui um prazo de validade. Em geral, as baterias de veículos duram cerca de 2 a 2 anos e meio, mas isso varia de fabricante para fabricante. Assim, vale a pena verificar a data de instalação e o período de troca recomendado pela marca.

Em outros casos, pode acontecer da bateria ter sido danificada por outros motivos, como água, poeira, descargas elétricas, cabos soltos ou ter sido usada com o motor desligado. Nesses casos, pode ser necessário trocar a bateria — já que ela não aguenta mais armazenar carga suficiente.

 

Alternador danificado

Com um alternador danificado, a bateria não será recarregada e, logo menos, o sistema elétrico do carro irá parar por falta de energia.

O grande desafio aqui está em decifrar se a falha está na bateria ou no alternador. Para responder isso, precisamos analisar:

  • Faça uma inspeção visual na correia do alternador, ela precisa estar bem tensionada e em boas condições;
  • Ligue o carro e veja se a bateria está sendo carregada, em alguns carros, irá acender um alerta de bateria dizendo que a tensão está baixa ou há problema na parte elétrica.

Se isso não resolver, precisamos usar o multímetro para testar:

  1. Primeiro, veja se a bateria está com carga suficiente, conectando o cabo vermelho no polo positivo e o outro no negativo. Se apontar mais de 12,2 volts, está tudo ok com a bateria;
  2. Sabendo que a bateria está funcionando, ligue o carro, acenda os faróis e mantenha a rotação do motor em 2000 rpm;
  3. Agora, teste novamente a bateria (tome cuidado para não levar choque). O indicador deverá oscilar entre 13 e 14,5 volts. Se isso acontecer, o alternador está ok, do contrário o problema é, de fato, no alternador.

 

Cabos soltos ou danificados

A fiação solta ou danificada pode fazer todo o sistema elétrico do carro parar de funcionar, ou pelo menos parte dele. Por isso, é preciso verificar se os cabos estão em boas condições, sem ferrugens, cortes ou com as conexões frouxas.

Se for um problema de uma parte específica, por exemplo faróis, será necessário consultar o esquema elétrico do carro para verificar o caminho que os fios fazem para analisar sua condição.

 

Fusível queimado

Fusível é um dos componentes do sistema elétrico mais comum de causar problemas. Afinal, sua função é literalmente queimar quando há um curto-circuito ou descarga elétrica.

Quando um fusível queima, certas partes do sistema elétrico ficam inoperantes, mas basta trocar essa peça que tudo volta ao normal.

Como o fusível é um condutor elétrico, para saber se está queimado é simples. Com um multímetro basta medir a tensão em ambas as lâminas do fusível. Se ambos os lados mostrarem 12 volts, é porque o fusível está ok. Se não, ele está queimado.

 

Falhas de ignição

Pode acontecer do problema estar nas velas, em vez do sistema elétrico em si. Por isso, analise se no veículo do cliente a condição dessas peças, que não devem estar encharcadas, frouxas ou com seus pinos entortados.

 

Interruptores e sensores danificados

Os interruptores e sensores são componentes essenciais para o bom funcionamento do veículo e precisam do sistema elétrico do carro para funcionarem. 

Entretanto, é preciso analisar se o problema está nos interruptores e sensores ou na parte elétrica, uma vez que interruptores de baixa qualidade podem vir a dar problemas por si só.

 

A importância da manutenção preventiva

O sistema elétrico do carro é muito importante para que o veículo funcione corretamente e que acidentes não aconteçam. Por isso, a manutenção preventiva para mantê-lo sempre em boas condições é crucial.

Então, destaque aos seus clientes a importância de voltar à mecânica com regularidade para manter o carro sempre em boas condições. Isso prolonga a vida útil do veículo e previne que acidentes aconteçam! Ao passo que também pode ser uma ótima forma de fazer sua mecânica ser mais lucrativa com os serviços recorrentes.