Você já ouviu falar na cebolinha do óleo? Este nome pode parecer estranho para uma peça de carro, mas ele é fundamental para o bom funcionamento do seu motor, coração de seu veículo.
Neste artigo você vai entender o que é a cebolinha do óleo, para que ela serve e como ela funciona. Além disso, você também vai ver quais cuidados tomar para preservar esta peça, como selecioná-la e testá-la. Acompanhe!
O que significa cebolinha do óleo?
A cebolinha do óleo é, na verdade, o sensor de pressão de óleo do motor. Como o corpo do sensor tem um formato que lembra um bulbo de cebola, recebeu o apelido de cebolinha.
Aliás, outros sensores de formato parecido também receberam o apelido de cebola, como:
- Cebolão do radiador – interruptor térmico, serve para ligar e desligar a ventoinha do radiador;
- Cebolinha da temperatura – sensor de temperatura, indica a temperatura do motor;
- Cebolinha da ré – interruptor da luz de ré, acende a luz de ré na lanterna traseira.
Todos esses sensores são essenciais para o funcionamento do carro, pois são eles que indicam se há algum problema nos componentes mais importantes do veículo. Todas as luzes que aparecem no painel do carro são acionadas por sensores quando algo começa a funcionar de forma indevida.
Para que serve a cebolinha do óleo
Sendo a cebolinha um sensor, a sua função é monitorar a pressão do óleo no veículo. Ela é conectada diretamente ao medidor de pressão de óleo no painel do carro. Assim, quando uma pressão de óleo mais baixa do que o normal é detectado, o sensor do óleo fará com que uma luz acenda no painel, como mostra a imagem abaixo:
Este símbolo, que alguns dizem parecer uma chaleira, na verdade tem a forma de uma almotolia, um equipamento que serve para a aplicação manual de óleo.
Quando esta luz acende em seu painel é bom ter muito cuidado, pois ela provavelmente indica que não há pressão suficiente no óleo do seu carro.
Então, sem a quantidade adequada de óleo, seu motor sofrerá grandes danos. Assim, vários sistemas em seu carro são projetados para manter o nível e a pressão corretos do óleo do motor.
Como funciona o interruptor de óleo?
Dois componentes importantes para o sensor de pressão de óleo são o interruptor de mola e o diafragma. O interruptor é conectado ao diafragma, que fica exposto à pressão do óleo. O sensor pode ser de dois tipos: normal aberto ou normal fechado.
Em um sensor normal fechado, o terminal do interruptor do óleo está conectado em série com a lâmpada do painel do carro. Dessa forma, quando a ignição é acionada, esta lâmpada é ligada, acendendo o símbolo de óleo (almotolia).
Ao ser acionado, o motor aumenta a pressão do óleo. Assim, a pressão do óleo força o diafragma, e se a força da pressão do óleo se tornar maior que a força de resistência da mola, a mola se move.
O movimento da mola abre o interruptor, e sem a conexão dele com a lâmpada, ela se apaga e a almotolia no painel do carro some.
O que acontece se a pressão não subir?
Se a pressão do óleo não subir, isso pode indicar algum problema sério. Sem a pressão no diafragma para apertar a mola, o circuito não vai abrir, e assim a lâmpada continuará acesa, indicando o problema no painel do carro.
Assim, os problemas podem ser:
- Baixo nível de óleo no motor;
- Defeito na bomba de óleo;
- Filtro de óleo do motor entupido;
- Sujeira no cárter ou no pescador;
- Sujeira ou desgaste no sensor;
- Vazamento de óleo;
- Defeito no próprio sensor de pressão de óleo.
Onde fica a cebolinha do óleo do carro?
A localização da cebolinha depende do projeto e do tipo do motor. Entretanto, o sensor de pressão do óleo é geralmente montado no bloco do motor ou nos cabeçotes. Ademais, não existe um padrão real da indústria para a posição, portanto, o sensor pode ser montado em qualquer número de locais.
Você pode ver onde fica a cebolinha do óleo nas imagens abaixo:
Como saber se há algum problema na cebolinha do óleo?
Quando há problemas com a cebolinha do óleo, os sinais enviados por ela ao painel do carro podem confundir o motorista. Há dois sinais que podem aparecer mesmo com o nível de óleo correto:
- A luz de óleo fica constantemente acesa no painel;
- A luz de óleo pisca constantemente.
Assim, antes de pensar que o problema é no sistema de lubrificação e não no sensor de óleo, deve ser feita uma verificação usando a vareta de medição de óleo. Ela tem duas marcas que indicam o máximo e o mínimo de óleo, e ele deve molhar a vareta até cerca da metade da distância entre estas duas.
Assim, se com estes sinais da luz de óleo a vareta mostrar que o nível está certo, o problema está na cebolinha e você deve trocá-la.
Problema com o indicador do manômetro
Quando há problemas que levam o nível de óleo a baixar, é comum que o manômetro indique um nível abaixo do recomendado, mas estranhe se o ponteiro que indicava um nível normal de repente indicar zero.
Sempre que uma cebolinha do óleo não está funcionando corretamente em um carro moderno, ele fará com que o manômetro tenha leituras estranhas ou que ele pare no zero ou no máximo. Dessa forma, verifique a fiação do sensor e substitua conforme necessário.
Assim, também faça o teste com a vareta caso receba uma indicação de nível de óleo zero. Caso contrário, você pode pôr óleo demais no motor, o que também pode acarretar problemas como vazamentos, acúmulo de sujeira nas velas e aumento de pressão no cárter.
Como testar a cebolinha do óleo
Você pode usar o teste de continuidade de um multímetro para verificar se o sensor está funcionando antes de instalá-lo.
No caso de um sensor de circuito normal fechado, o teste de continuidade deve indicar a passagem de corrente sem o interruptor ser acionado. Já em um interruptor de circuito normal aberto, a corrente só vai passar se o interruptor for acionado.
No sensor de dois pinos, cada ponta de prova deve ficar em um polo do interruptor. No caso de um pino, que é o mais comum e recebeu o apelido de cebolinha, uma ponta deve ficar no pino e a outra no corpo do sensor (na porca metálica), como mostra a imagem abaixo.
Cuidados na hora de testar a cebolinha do óleo sem danificá-la
Quando você for acionar o interruptor do sensor de óleo, é importante não utilizar objetos com ponta, como arame ou palito de dente. Se você fizer isso, pode romper o diafragma do sensor. Se isso acontecer, o diafragma ficará impedido de acionar a mola, abrindo ou fechando o circuito.
Testando a cebolinha já instalada no motor
Também há diferenças entre testar um sensor de óleo que tenha um circuito normal aberto ou fechado.
Nesse sentido, no caso de interruptores de circuito normal aberto, deve-se verificar se há:
- Algum circuito aberto entre os contatos quando o motor estiver desligado;
- Continuidade entre os contatos quando o motor estiver rodando.
No caso de interruptores de circuito normal fechado, os dois testes acima devem ser feitos de forma contrária: a verificação de circuito aberto deve ser feita com o motor em funcionamento, e o teste de continuidade deve ser feito com o motor parado.
Em ambos os casos, deve-se checar a integridade de pinos, fios e terminais do sistema.
Cuidados com o interruptor de óleo
Os cuidados com o interruptor de óleo devem começar durante a seleção. Assim, veja estes quatro exemplos de sensores da Intermec:
Estes sensores são bem parecidos e são acionados com a mesma quantidade de pressão (0,4 bar), mas o 4051 funciona em circuito aberto e o 4034 em circuito fechado. Dessa forma, é importante que você verifique se o sensor que você vai adquirir tem o mesmo tipo de circuito que o do seu carro.
No caso acima, os sensores também se parecem e ambos funcionam com circuito normal fechado. Porém, o sensor 4052 é acionado com 0,3 bar e o 4058 com 0,95 bar.
Nesse sentido, um sistema de lubrificação que só precise de 0,3 bar de pressão não conseguiria acionar o sensor de 0,95 e haveria indicação de falha mesmo com o sistema funcionando dentro do projetado.
O que fazer com sensores defeituosos
Com os sensores corretos selecionados, você vai poder rodar com tranquilidade. Porém, os sensores podem ser danificados por sujeira e por elementos da natureza, como lama, areia e água.
Na maioria dos casos, há pouco para limpar e reutilizar, pois quando um sensor sai da calibração por desgaste ou danos mecânicos, o único reparo é substituí-los.
Como os computadores que dependem desses sinais tratam todas as entradas como válidas, quando um sensor está com defeito, a substituição geralmente é a melhor opção. Assim, se seu interruptor de óleo parecer estar com defeito, leve-o para ser verificado por um profissional para determinar se ele pode ser limpo ou se precisa realmente ser substituído.
Onde adquirir sensor de óleo de qualidade?
Agora que você conhece melhor o que é a cebolinha de óleo e sabe como identificar os problemas de uma peça defeituosa, você precisa de um lugar de referência para adquirir peças novas quando for necessário.
A Intermec Automotive é uma empresa brasileira que fabrica diversos tipos de interruptor automotivo, incluindo o interruptor de óleo para seu carro.
Ademais, a empresa tem certificação ISO 9001 e uma política de qualidade de melhoria contínua, com pleno controle de todas as etapas de fabricação de seus sensores.
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