O diferencial de um bom mecânico é saber encontrar e resolver problemas em um automóvel de forma simples. Com efeito, é isso que fará seu cliente se sentir seguro ao confiar um carro à sua oficina. De todos os defeitos comuns, um dos mais frequentes é o problema na luz de freio. Você sabe o que fazer nesses casos?
Desse modo, para que você ofereça esse serviço com segurança, preparamos este artigo especial sobre problemas na luz do freio.
Incluímos um passo a passo para diagnosticar em que peça está o problema. Além disso, você saberá como resolvê-lo usando os equipamentos certos.
Assim, continue lendo este artigo e ofereça mais esse serviço aos seus clientes.
Como funciona a luz de freio?
As luzes de freio são elementos básicos de segurança em um automóvel. Posicionados na parte traseira, sua função é avisar a um condutor que vem atrás do seu veículo que você está desacelerando.
Dessa forma, esse equipamento é essencial para evitar acidentes.
No Brasil, a luz de freio tem sempre a cor vermelha. Obrigatoriamente, deve estar posicionada junto às luzes de direção (“as setas”) à esquerda e direita do veículo.
Além disso, alguns modelos apresentam uma terceira luz de freio, normalmente localizada acima do vidro traseiro do carro.
Para um bom funcionamento, as luzes traseiras de freio devem acender no momento em que o condutor aciona os freios.
Assim, a mínima força aplicada sobre o pedal de freio já deve ser suficiente para acender essas lâmpadas. Se isso demora a acontecer ou se as lâmpadas simplesmente não acendem, há um problema.
Além de ocasionar acidentes, esse problema pode trazer outras dores de cabeça.
Em uma blitz, o condutor que transita com lâmpadas de freio defeituosas pode receber multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira. Em alguns casos, o veículo pode até ser retido.
No entanto, engana-se quem acredita que o problema nas luzes de freio está apenas nas lâmpadas. Entende:
Problema na luz de freio é sempre culpa da lâmpada?
Ao diagnosticar problemas nas lanternas de freio, a primeira ação dos donos de carros é comprar lâmpadas novas. Em alguns casos, porém, isso não resolverá os problemas e pode apenas gerar gastos desnecessários.
O defeito pode estar, pois, em algum outro equipamento do sistema de acionamento dessas luzes.
Assim, você, como mecânico, precisa saber identificar onde está o defeito antes de propor trocas nos equipamentos. Desse modo, conhecer as partes de um sistema de acendimento e o sensor de luz de freio é fundamental.
É isso que você aprenderá no próximo tópico.
Luz de freio não acende: possíveis causas
O sistema de acionamento de luzes de um carro é composto por cinco equipamentos. A saber:
- fusível;
- Interruptor de luz de freio (“cebolinha”);
- Duas lâmpadas de 21 watts;
- Terceira luz de freio (opcional);
- Fiação que faz as ligações elétricas.
Entenda o funcionamento de cada uma desses equipamentos:
Fusível
Normalmente, a caixa de fusíveis do seu carro fica próximo a direção na parte inferior do painel.
A função desses equipamentos é evitar que o sistema seja danificado ao receber uma carga maior da qual o sistema comporta.
Interruptor de luz de freio
Também conhecido como sensor de luz de freio ou “cebolinha”, é responsável por acionar as luzes do freio. Está localizado junto do pedal de freio.
Assim, quando a frenagem é ativada, o interruptor libera a corrente para o circuito, o que faz com que as luzes brilhem.
Lâmpadas e terceira luz de freio
São o resultado final do circuito. Assim, sinalizam aos condutores que estão atrás do carro que o veículo está reduzindo a velocidade.
Fiação que faz as ligações elétricas
Conduz a corrente elétrica da bateria até as lâmpadas.
Problemas nas luzes de freio: por que não acendem?
Se as luzes de freio do seu carro não acendem, o defeito deve estar em algum desses equipamentos. Dessa forma, siga o tutorial abaixo para identificar o problema de forma rápida e fácil.
Como resolver o problema na luz de freio?
Teste 1: lâmpada
É o mais simples. Por isso, deve ser feito primeiro. Antes de fazer uma inspeção mais interna, retire as lanternas e verifique as lâmpadas.
Assim, se o problema na luz de freio estiver nelas, você já agilizou muito o trabalho. Caso elas estejam em bom estado, verifique se há corrente nos plugins que ligam as lâmpadas.
Caso esse equipamento esteja funcionando bem, siga para o próximo teste.
Teste 2: fusíveis
Procure a caixa de fusíveis do carro. Normalmente, ela fica próxima ao pedal, na parte inferior do painel. Identifique qual dos fusíveis é o do freio e verifique se ele está queimado.
Isso pode ser feito com um voltímetro ou pela observação do filamento interno. Se ele estiver rompido, é hora de trocá-lo.
Esse problema é comum em carros que usam um mesmo fusível para as lâmpadas e o acendedor de cigarros. Ademais, a mesma situação pode acontecer para conexões de carregadores de celular.
Teste 3: interruptor (cebolinha)
Com um multímetro, verifique se o sensor de luz de freio está distribuindo carga para as lanternas.
Com efeito, em alguns modelos de carros, o problema na luz de freio causados pelo interruptor acende a luz “EPC” no painel. Defeitos no interruptor são mais comuns do que parecem.
No entanto, há uma forma de evitar ao máximo esse tipo de complicação. Todo bom mecânico deve usar e recomendar os interruptores de freio com qualidade e durabilidade.
Por isso, você precisa conhecer os produtos da Intermec Automotive. Conheça os produtos dessa empresa brasileira com qualidade internacional.
Teste 4: fios
Suspeite da fiação. Às vezes, algum fio pode estar desconectado ou solto. Esse tipo de problema é comum quando há adaptações. Esse é o caso de carros com sistema para ligação de carretinhas de engate.
Não achou nada? Vá, pois, para o teste seguinte.
O que pode levar a luz de freio não apagar?
Há casos, porém, em que o problema é exatamente oposto. Em vez das luzes de freio que não acenderem, elas permanecem ligadas mesmo sem o acionamento do pedal de frenagem.
Assim, o problema pode afetar todo o sistema de luzes de freio, como lâmpadas e fusíveis. Além disso, o consumo de energia pode ainda prejudicar a bateria do veículo.
Ademais, as luzes de freio acesas a todo momento podem gerar sérios acidentes na estrada.
Portanto, você, como mecânico, pode sugerir a seu cliente que desligue o fusível das luzes de freio e vá à oficina o mais rápido possível.
Contudo, a retirada desse equipamento pode desligar outros compartimentos elétricos do carro.
Além disso, é possível sugerir o desligamento do interruptor, mas o cliente pode ter dificuldade em fazer isso.
No entanto, caso ele opte por isso, oriente-o a encontrar o interruptor e desligar a tomada logo acima do equipamento. Provavelmente, ele precisará da ajuda de uma lanterna ou luz de aparelho celular.
Nesses casos, um elemento muito importante do sistema de lâmpadas dos freios é o principal suspeito.
Na maioria dos casos, o problema está no interruptor de luz de freio, “a cebolinha”. A peça é um sistema acionado cada vez que pisamos no freio.
Como você já leu neste artigo, o dispositivo, entre outras funções, permite a passagem de energia para as lâmpadas.
Nesse sentido, sensores de luz de freio fabricados com baixa qualidade perdem sua função rapidamente. Assim, gerando mais problemas e custos.
Por isso, mais uma vez, ressaltamos a necessidade de usar interruptores de freios de qualidade superior. Para tê-los, não é necessário importar. A Intermec Automotive entrega em todo o Brasil.
Alguns modelos são simples e podem ser instalados até por leigos. Contudo, alguns modelos mais modernos requerem um maior cuidado e técnica.
Conclusão
Agora que você sabe tudo o que pode causar problema na luz de freio, já está pronto para ajudar seu cliente na próxima ocasião.
Faça os testes na sequência indicada explicando com segurança ao cliente todas as etapas deste trabalho.
Portanto, em seus reparos, utilize sempre equipamentos automotores de qualidade. Acesse agora mesmo o nosso site. Somos os maiores especialistas em sensores e interruptores automotivos do Brasil.
Este artigo te ajudou ou tirou sua dúvida? Então, compartilhe-o com seu colega mecânico ou cliente e faça este conteúdo circular.