Os interruptores de pressão de óleo são componentes essenciais para o bom funcionamento do veículo, monitorando a pressão do óleo e prevenindo danos ao motor.

Também conhecido como cebolinha do óleo, esse interruptor é composto por 9 componentes internos. E, apesar da peça ter aparência simples, é preciso cuidado no manuseio e manutenção para que ela funcione de maneira correta.

 

Manutenção do sistema

A manutenção preventiva é sempre a melhor forma de garantir que o sistema de óleo e seus componentes estejam funcionando perfeitamente. Para isso, é preciso garantir que as trocas de óleo estão sendo realizadas no tempo correto e que todas as peças estão em pleno funcionamento.

Deixar para fazer a revisão do sistema somente em caso de falhas pode significar um aumento de custo e carro parado na oficina. Já que uma peça com problema pode levar a falha de outras, como consequência.

 

Teste de maneira adequada

Um dos erros mais comuns cometidos por profissionais ao testar a cebolinha de pressão de óleo é inserir objetos pontiagudos, como arames e pregos, no interruptor e pressioná-lo para verificar seu funcionamento.

Embora pareça uma solução prática, essa abordagem pode causar danos sérios ao componente. Isso ocorre porque a cebolinha possui um diafragma de KAPTON, um material premium projetado para resistir a altas temperaturas, pressão do óleo e exposição a produtos químicos.

Porém, o KAPTON é extremamente fino. Se essa película for rompida ou danificada durante o teste, o interruptor perderá sua capacidade de desempenho, comprometendo o funcionamento correto do sistema.

A dica é utilizar métodos adequados, como o uso de multímetros ou manômetros, para testar a cebolinha sem comprometer sua integridade. Isso garante resultados mais precisos e aumenta a durabilidade do componente, prejudicando todo o sistema de pressão do óleo.

 

Fique de olho nos outros componentes

Por ser uma peça acessível, muitas vezes o interruptor de Pressão do Óleo é a primeira peça a ser considerada para substituição em caso de acendimento da luz no painel. Porém, uma série de outros fatores precisam ser analisados antes de substituir a cebolinha. Veja quais são eles:

 

1. Nível do óleo

O nível de óleo é o primeiro ponto que deve ser verificado nessas situações, uma checagem fácil e rápida que previne outros danos ao veículo. Quanto menos óleo estiver no sistema, menor será a pressão. O que, consequentemente, vai resultar no acionamento da luz do painel.

 

2. Filtro do óleo

Filtros de óleo fora de conformidade podem fazer com que o óleo retorne quando o motor for desligado. Com isso, no momento da partida, o componente demora a ser pressurizado, o que faz com que a luz do painel acenda. Isso acontece devido a uma falha na válvula de retenção do filtro e pode, por sua vez, gerar maior desgaste em outras partes mecânicas do sistema.

 

3. Ligação entre a bomba e o pescador de óleo

A má vedação entre a bomba de óleo e o pescador de óleo também é um motivo que pode causar o acionamento da luz do óleo no painel. Esse problema provoca captação de ar que pode causar uma baixa lubrificação do sistema.

Mas atenção! É preciso ter cautela na checagem do problema. A bomba é comumente trocada sem necessidade em casos em que a luz do painel acende. A bomba de óleo não é um componente que sofre falhas aleatórias, ao contrário do que muitos pensam. Se ela não funcionar corretamente isso vai acarretar em um problema intermitente de pressão. Por isso, a recomendação é de se certificar sobre o problema antes da substituição sem critério.

 

4. Válvula reguladora de pressão e desgaste mecânico

A válvula, apesar de ser uma peça de baixo custo, é pouco substituída devido a dificuldade dessa manutenção. No entanto, é preciso ter atenção especial a ela, que pode ser a vilã em casos de problemas de lubrificação.

O desgaste mecânico do motor também pode gerar uma perda de pressão e isso só uma retífica pode avaliar, incluindo um desgaste acentuado no alojamento de tuchos de válvulas.

 

5. Comandos, mancais, alojamentos de tuchos e vira

Comando riscado, mancais folgados e alojamentos de tuchos abertos também podem ser razões para que a luz do óleo no painel acenda. Esses casos pedem a troca completa do cabeçote. Caso isso aconteça no vira (árvore de manivelas), é possível realizar a retificar e trocar bronzinas, com exceção de alguns motores modernos que já foram construídos de forma a serem descartados ao final de sua vida útil.

6. Junta de cabeçote

As juntas de cabeçote costumam trazer gravado o lado correto de sua montagem e caso ela seja invertida, o fluxo de óleo pode ser interrompido ou limitado causando batidas de tucho, danos ao comando por falta de lubrificação e até o acendimento da luz de pressão de óleo indicando problemas. É importante sua verificação para que o motor não sofra graves danos.

 

7. Pressão excessiva de óleo

Se os tuchos batem e você encontra uma pressão alta no filtro de óleo com motor aquecido, é possível que exista uma obstrução grave. Que pode ser, por exemplo, uma junta de cabeçote montada errada ou uma obstrução qualquer. Em razão disso, é necessário ficar  atento e verificar as especificações.

 

8. Obstrução nos dutos de lubrificação

Injetores de óleo calibrados travados abertos ou superdimensionados diminuem a restrição do fluxo de óleo pelo sistema o que, automaticamente, derruba a pressão do sistema e aciona a luz do óleo no painel.

Durante a retífica de um motor podem ocorrer obstruções por limalha, contaminantes ou mesmo por partículas de colas de silicone formadoras de juntas que, ao serem aplicadas em excesso, liberam pedaços no sistema circulatório de óleo e entope a passagem do componente. Além disso, a existência de borra de óleo cristalizada pode interromper o fluxo para partes vitais do motor, incluindo o fluxo para a cebolinha de óleo.

Ou seja, o olhar para todo o sistema e os testes adequados são as melhores formas de garantir uma melhor vida útil dos componentes do sistema de pressão do óleo e, consequentemente, do motor.