Como testar o interruptor de pressão do óleo
Quando a luz do óleo acende no painel do carro, um dos primeiros componentes a ser verificado nas oficinas é o interruptor de pressão do óleo. A famosa, cebolinha do óleo. Mas você sabe qual a maneira certa de testar a cebolinha?
É muito comum ver nas redes sociais vídeos de pessoas testando o funcionamento da cebolinha de forma errada. Não verificar o desempenho do interruptor de pressão do óleo de maneira adequada, além de comprometer o componente, coloca em risco o funcionamento do motor, e consequentemente, de vários outros sistemas do veículo.
Por isso, preparamos um guia sobre como testar o interruptor de pressão de óleo e como não testá-lo. Para garantir uma reparação eficiente e rentável para a sua oficina.
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Como funciona e é composto o Interruptor de Pressão do Óleo
Antes de explicarmos o funcionamento dos testes da cebolinha, é importante entender como ela é composta e como ela funciona.
Todo interruptor de pressão do óleo é composto por um diafragma. O diafragma é a parte que fica exposta à pressão do óleo, ou seja, tem função fundamental no desempenho da cebolinha. Por isso, nos interruptores Intermec Automotive, esse diafragma é composto por uma película em KAPTON, um material especial exigido pelas montadoras.
Os interruptores de pressão do óleo podem ser de dois tipos: normal aberto ou normal fechado. Em um sensor normal fechado, o terminal do interruptor do óleo está conectado em série com a lâmpada do painel do carro. Dessa forma, quando a ignição é acionada, esta lâmpada é ligada, acendendo o símbolo de óleo (almotolia).
Ao ser acionado, o motor aumenta a pressão do óleo. Assim, a pressão do óleo força o diafragma, e se a força da pressão do óleo se tornar maior que a força de resistência da mola, a mola se move. O movimento da mola abre o interruptor, e sem a conexão dele com a lâmpada, ela se apaga e a almotolia no painel do carro some.
Se a pressão do óleo não subir, isso pode indicar algum problema sério. Sem a pressão no diafragma para apertar a mola, o circuito não vai abrir, e assim a lâmpada continuará acesa, indicando o problema no painel do carro.
Como não testar o Interruptor de Pressão do Óleo
Agora que você já entendeu o papel fundamental do diafragma da cebolinha, é hora de falar dos testes. Um dos principais erros dos profissionais ao testarem essa peça é inserir objetos pontiagudos como arames, pregos ou qualquer outro tipo de material no interruptor e pressioná-lo, para verificar se ele está funcionando corretamente.
Essa prática, além de não ser eficaz, pode estragar o interruptor. Isso porque a cebolinha do óleo tem no diafragma a película em KAPTON, material premium e extremamente sensível de ser manuseado. É ele o responsável por garantir que essa película seja resistente ao calor, à pressão do óleo e a produtos químicos.
Ou seja, se o KAPTON é rompido ou danificado durante essa checagem, o interruptor vai perder sua capacidade de performance, prejudicando todo o sistema de pressão do óleo.
Neste vídeo, nosso parceiro Doutor Carro explica porque não testar a cebolinha dessa forma
Como testar o interruptor de Pressão do Óleo
Como fazer o teste de forma correta então? O primeiro passo é garantir que o motor está trabalhando com o óleo na pressão correta, de acordo com o projeto do motor e do veículo, para isso pode se averiguar utilizando um manômetro no ponto de instalação onde vai a cebolinha. Importante verificar a pressão em baixa e alta rotação.
Com esse ponto garantido, pode-se seguir para o teste elétrico do interruptor, nesse caso utilizando um multímetro.
Para uma cebolinha de óleo de circuito normal fechado, o teste de continuidade deve indicar a passagem de corrente sem que o interruptor seja acionado. Já para um sensor de circuito normal aberto, a corrente só passará se o interruptor for acionado.
Para um sensor de dois pinos, cada ponta de prova deve ser colocada em um dos terminais do interruptor. No caso de um sensor de um pino, comumente chamado de cebolinha, uma ponta deve ser colocada no pino e a outra no corpo do sensor (na porca metálica), conforme mostrado na imagem abaixo.
Testando a cebolinha já instalada no motor
Existem diferenças ao testar um sensor de óleo que possui um circuito normal aberto ou fechado.
- Para interruptores de circuito normal aberto, verifique se há:
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- Algum circuito aberto entre os contatos quando o motor estiver desligado;
- Continuidade entre os contatos quando o motor estiver funcionando.
- Para interruptores de circuito normal fechado, os testes devem ser realizados de forma inversa:
- Verifique o circuito aberto com o motor em funcionamento;
- Teste a continuidade com o motor desligado.
Em ambos os casos, é importante checar a integridade dos pinos, fios e terminais do sistema.
Entenda onde o interruptor de pressão do óleo é aplicado e como detectar problemas
Atenção à aplicação
Passados os testes, é hora de aplicar a cebolinha. Antes de instalar o novo interruptor de pressão do óleo confira as aplicações no catálogo de produtos ou aplicativo da Intermec Automotive. Essa etapa é fundamental, uma vez que várias peças são visualmente iguais ou parecidas, mas possuem características internas diferentes.
Escolher produtos de qualidade também é essencial. Os interruptores de óleo Intermec seguem os padrões originais das montadoras. Ou seja, são blindados, garantindo que o produto não vai apresentar vazamentos e possuem câmara dupla com junta de vedação, além do diafragma em KAPTON.
Todas as peças seguem ainda rígidos padrões de fabricação. Os processos são automatizados, utilizando equipamentos projetados e construídos internamente. Os produtos também são testados à exaustão durante o desenvolvimento e, novamente, checados um a um após a produção.