Interruptor de pressão do óleo: garanta a saúde do motor
O motor é o coração do veículo, e o interruptor de pressão do óleo desempenha um papel crucial para mantê-lo funcionando de forma eficiente. Por isso, manter um ótimo interruptor de pressão do óleo em dia é fundamental para que o motor funcione de forma correta e, consequentemente, vários outros sistemas e peças do veículo.
Neste artigo, vamos explicar como funciona o interruptor de pressão do óleo, como realizar a verificação deste componente e escolher uma peça de confiança.
Função e importância do interruptor de pressão do Óleo
A cebolinha, ou interruptor de pressão do óleo, é responsável por monitorar a pressão do óleo no veículo. Conectada diretamente ao indicador de pressão de óleo no painel do carro, sua função é detectar quedas de pressão. Identificada essa baixa pressão, o sensor aciona a luz de advertência no painel do veículo. Dessa forma, o interruptor do óleo atua também na:
Proteção contra danos: Manter a pressão do óleo dentro dos níveis recomendados é essencial para a lubrificação adequada das peças móveis do motor. Uma pressão inadequada pode resultar em atrito excessivo, desgaste prematuro das peças e até mesmo danos permanentes ao motor.
Prevenção de falhas: Ao detectar e alertar sobre quedas na pressão do óleo, o interruptor de pressão ajuda a prevenir falhas no motor e a prolongar sua vida útil. Uma manutenção adequada desta peça pode evitar custosos reparos e garantir a confiabilidade do veículo a longo prazo.
Como realizar a verificação da cebolinha
Por todos esses motivos, garantir que o interruptor de pressão do óleo está funcionando corretamente é fundamental. Neste sentido, é essencial verificar a condição da peça nas manutenções do veículo.
Entre os sinais de que a cebolinha precisa de atenção estão:
- A luz de óleo permanece constantemente acesa no painel
- A luz de óleo pisca intermitentemente
Nestes casos, o primeiro passo é verificar o nível do óleo, utilizando a vareta de medição de óleo. Esta ferramenta possui duas marcas indicando o nível máximo e mínimo de óleo, e ao inseri-la no motor, o óleo deve atingir aproximadamente a metade da distância entre essas duas marcas.
Lembre-se sempre de que há diversos motivos que podem levar a luz do óleo do painel acender, além do interruptor de pressão do óleo. Deve-se também avaliar a cebolinha, mas nem sempre será a responsável pelo acionamento no painel.
A troca da cebolinha sem a checagem de outros itens pode fazer com que o problema persista, causando ainda mais custo e retrabalho.
Teste prático da cebolinha do óleo
Em uma verificação da cebolinha do óleo, é possível realizar um teste simples para confirmar se o sensor está funcionando corretamente. Para isso, você pode usar um multímetro para fazer um teste de continuidade.
- Circuito fechado: o teste de continuidade deve indicar que existe a passagem de corrente sem o interruptor estar acionado
- Circuito normal aberto: o teste de continuidade deve indicar que não existe passagem de corrente sem o interruptor estar acionado
Para realizar o teste em um sensor de dois pinos, coloque cada ponta de prova do multímetro em um dos polos do interruptor. No caso de um sensor de um único pino, conhecido como cebolinha, posicionar uma ponta no pino e a outra no corpo metálico do sensor.
No entanto, é importante não acionar o interruptor do sensor de óleo com o uso de objetos como arames ou palitos de dente. O uso desses objetos irá danificar o sensor, impedindo-o de funcionar corretamente e causando vazamentos. Para acionar o interruptor de óleo o ideal é colocá-lo em uma bomba de teste adequada, ou no próprio veículo, desde que seja garantido que este esteja com uma pressão suficiente para acionar o contato elétrico. Para saber mais, verifique outras dicas nossas clicando no link abaixo.
Interruptores de pressão do óleo de qualidade
Em caso de necessidade de substituição do interruptor de pressão do óleo é preciso escolher um produto de qualidade, como os componentes da Intermec Automotive.
Os interruptores de óleo Intermec seguem os padrões originais das montadoras. Ou seja, são blindados, garantindo que o produto não vai apresentar vazamentos. Possuem câmara dupla com junta de vedação e diafragma (membrana que fica em contato com o óleo quente) em KAPTON (material especial exigido pelas montadoras).
Além disso, seguem os rígidos padrões de fabricação. Todos os processos são automatizados, utilizando equipamentos projetados e construídos internamente;
Testamos cada item à exaustão durante o desenvolvimento, e só então incluímos em nossa linha de produtos. Outro ponto importante é que, durante a produção, testamos 100% das peças, garantindo que todos os itens embalados estão em pleno funcionamento.