A manutenção preventiva do sistema de lubrificação garante que o motor não sofra danos. Assim, ela avalia o nível de óleo, se há vazamentos e quando o filtro precisa ser trocado para que o veículo continue com um bom funcionamento.

Este é um serviço essencial e que deve ser oferecido em todas as mecânicas. Portanto, neste artigo, aprenda mais sobre ele e tenha dicas que vão facilitar a sua rotina e permitir que ofereça um atendimento de qualidade. 

 

Como funciona o sistema de lubrificação

O primeiro passo para realizar uma manutenção preventiva de qualidade é entender como funciona o sistema de lubrificação. Em geral, o óleo do veículo fica armazenado no cárter, embaixo do motor e precisa de uma bomba para circular.

A bomba recebe a rotação do motor para que comece a girar. Assim, o lubrificante é aspirado para dentro do cárter. Em seguida, ela libera o óleo, que passa por um sistema até encontrar a válvula de alívio e entrar no filtro.

Após a filtragem, o lubrificante vai para uma galeria, da qual distribui o líquido para todo o motor. Aliás, a bomba funciona apenas quando o motor está ligado e impulsiona o óleo em todos os canais.

Neste processo, o óleo segue todo o caminho até lubrificar os cilindros e anéis. Por fim, a rota continua até que chegue ao cabeçote e lubrifique:

 

  • Comando de válvulas;
  • Mancais de apoio;
  • Guias de válvulas;
  • Tuchos;
  • Balancins.

 

Depois que o lubrificante chega em todas as peças móveis do motor ele retorna ao cárter. Sendo assim, está pronto para iniciar um novo ciclo quando o veículo for ligado novamente.

 

Entendendo os componentes do sistema de lubrificação para manutenção preventiva

Como visto, há uma série de componentes que envolvem a manutenção preventiva. Portanto, é essencial que conheça cada peça e qual a sua função. Assim, ao realizar o serviço terá mais facilidade.

As principais peças são:

 

  • Bomba de óleo do motor;
  • Pescador;
  • Interruptor de pressão do óleo;
  • Cárter do óleo;
  • Válvula de alívio de pressão;
  • Bloco do motor;
  • Filtro de óleo;
  • Óleo.

 

A seguir, entenda qual a função de cada uma em todo o processo. Bem como, o que deve ser seu ponto de atenção.

 

Bomba de óleo do motor

Responsável por realizar toda a lubrificação do motor, então, suga o óleo do cárter e direciona para as tubulações.

 

Manutenção preventiva: Pescador

Está ligado à bomba, vai até o cárter e colhe o óleo. Por fim, contém um filtro, denominado de peneira.

 

Interruptor de pressão do óleo

É um interruptor na bomba de óleo, que transmite um sinal e aciona a luz da pressão do óleo no painel do veículo quando a pressão se encontra abaixo do nível ideal.

 

Manutenção preventiva: Cárter do óleo

Representa o reservatório e todo o processo depende da quantia de lubrificante que está armazenada nele.

Entenda os componentes do sistema de lubrificação dos veículos para uma boa manutenção preventiva.

Foto por Freepik

 

Válvula de alívio de pressão

O dispositivo de segurança que desvia a pressão quando o sistema pressurizado encontra um problema.

Manutenção preventiva: Bloco do motor

Ele permite que o óleo passe pelos dutos. Além disso, possui o filtro e uma válvula reguladora de pressão.

 

Filtro de óleo

É o componente que limpa o óleo para que circule sem gerar nenhum problema em toda a sua manutenção.

 

Manutenção preventiva: Óleo

Elemento principal de todo o sistema de lubrificação e é o líquido que percorre o motor. Aliás, possui diversos tipos e classificações para cada tipo de veículo.

 

O que pode causar problemas no sistema de lubrificação

A manutenção preventiva evita que problemas aconteçam no sistema de lubrificação. Portanto, é essencial que o mecânico saiba quais são eles, para reforçar ao cliente sobre a importância desse serviço.

Não realizar a manutenção pode prejudicar a qualidade do funcionamento do carro. Ou seja, o cliente perde a potência que o veículo pode oferecer. Então, é um ponto de atenção.

Em geral, os problemas podem ser causados por:

 

  • Falta de manutenção;
  • Erros de projeto;
  • Problemas na fabricação ou montagem do veículo;
  • Uso e operação imprópria do carro. 

 

Consequência de má lubrificação do motor

O lubrificante é responsável por proteger o motor. Portanto, quando isso não acontece, o veículo corre risco de sérios danos. Afinal, o atrito faz com que as partículas de metal se soltem das peças, acumule impurezas e pode gerar a oxidação do óleo.

Além disso, a falta de uma manutenção preventiva e a má lubrificação podem acarretar problemas como:

 

  • Consumo excessivo de óleo;
  • Desgaste das peças;
  • Depósitos de impurezas;
  • Alteração na pressão do óleo;
  • Problemas ao dar partida no carro;
  • Corrosão química;
  • Oxidação do lubrificante.

 

De modo geral, esses problemas afetam diretamente a qualidade do motor. Logo, o veículo perde sua potência e pode até mesmo não funcionar. Então, é essencial que a manutenção seja realizada.

 

Problemas comuns que podem ser evitadas com a manutenção preventiva do sistema de lubrificação

Há alguns problemas com seu veículo que facilmente são evitados ao fazer a manutenção preventiva com regularidade. Assim, você garante que seu bem tenha mais durabilidade e qualidade ao usá-lo.

Entre os mais comuns estão:

 

  • Garante a limpeza correta do motor e evita acúmulo de impurezas;
  • Permite que o motor seja refrigerado corretamente;
  • Traz mais proteção para o veículo;
  • Aumenta a durabilidade do carro;
  • Gera economia de combustível.

 

Sendo assim, quando a manutenção é feita todo o carro é beneficiado. Portanto, a vida útil dele se estende e você pode usá-lo sem problemas e com mais segurança. 

 

Dicas práticas para fazer a manutenção preventiva na sua mecânica

Veja a seguir algumas dicas práticas para que faça uma manutenção preventiva de qualidade para seus clientes. Assim, vai fidelizá-los e trazer mais lucro para seu negócio.

Aplique todas as sugestões para que ofereça o melhor serviço e garanta um ótimo funcionamento para os veículos.

 

Verificar nível do óleo

O primeiro passo da manutenção preventiva é verificar o nível do óleo. Afinal, não pode estar em excesso ou falta, porque há uma quantia indicada. Lembrando que ele é o ponto fundamental para a lubrificação.

Cada veículo possui um nível e modelo de produto indicados. Portanto, verifique o manual do carro antes de realizar essa etapa. Por fim, veja se o líquido está bem no meio da marcação no motor, como deve ser.

Veja as dicas práticas para uma boa manutenção preventiva do sistema de lubrificação

Foto por Freepik

 

Analisar se há luzes acesas no painel

Há um interruptor que aponta no painel quando é necessária uma manutenção preventiva. Na verdade, indica quando o óleo está abaixo do mínimo. Ou ainda, que há algum problema em todo o sistema de lubrificação.

Ao analisar o carro veja se está sinalizando este problema. Além disso, ao ligar o motor ela deve desligar. Mas, se isso não acontecer, é um aviso que o sistema está com problema e precisa de reparos.

 

Troca de filtro

O filtro do óleo é a peça que separa e elimina as impurezas que contaminam o lubrificante. Portanto, se estiver sobrecarregado ele perde a função e o líquido não consegue mais passar. Assim, trazendo problemas para o motor.

Na manutenção preventiva além de checar a peça é importante que avalie o manual do veículo. Assim, pode ver a data exata que deve ser feita a troca do produto.

 

Checar vazamentos

Notar um vazamento durante a manutenção preventiva nunca é um bom sinal. Afinal, indica que tem alguma peça com problema, precisando de reparos ou troca. Sendo assim, verifique cada componente para entender onde está o erro.

 

Qualidade do óleo, evitando aditivos

O óleo utilizado em todo o processo da manutenção preventiva deve ser de qualidade. Caso contrário, pode gerar novos problemas para o veículo. Além disso, evite o uso dos aditivos, porque ao invés de potencializar o lubrificante, podem reduzir sua função.

Em geral, os óleos possuem a fórmula ideal para promover a lubrificação. Então, ao adicionar mais produtos pode ser que as propriedades entrem em conflito. Aliás, também pode fazer com que o carro perca a garantia de fábrica.

 

Avaliar se há ruídos no motor

Da mesma forma que acontece com os vazamentos, os ruídos também não são bons sinais. Portanto, fique atento se ouvir algum barulho estranho ao realizar a manutenção preventiva.

Esses ruídos acontecem devido ao atrito das peças. Ou seja, não está acontecendo a lubrificação como deveria no motor do carro. Logo, se notar algum problema faça um check-up completo.

 

Analisar estado das peças do sistema de lubrificação

Não esqueça de reservar um tempo para analisar todas as peças do sistema. Afinal, é na manutenção preventiva que pode detectar problemas mais sérios no veículo. Então, olhe cada uma delas com cuidado e atenção.

Peças desgastadas, com defeito ou que precisam de reparo precisam ser consertadas. Sendo assim, não deixe de analisar a qualidade de cada uma delas. 

 

Como usar a manutenção preventiva do sistema de lubrificação como diferencial na oficina

A manutenção preventiva é um serviço essencial para todas as oficinas. Porque, além de importante, é mais uma opção de venda para o seu negócio. Assim, pode atrair novos clientes que precisam deste tipo de atuação.

Outro ponto que pode ajudar é na fidelização. Afinal, o cliente precisa realizar a manutenção com frequência, logo, sempre retornará a sua empresa.

Siga as dicas e ofereça um serviço de qualidade aos seus clientes. Dessa forma, eles vão sempre procurá-lo quando precisar. Bem como, vão indicá-lo para seus conhecidos.