Os veículos estão sempre evoluindo, trazendo novas tecnologias e praticidades, sendo uma delas a direção hidráulica e elétrica!

Através desses sistemas, a direção se tornou muito mais leve e prazerosa. Afinal, ninguém quer ficar girando o volante com toda a força do mundo para as rodas girarem apenas alguns graus. 

Assim, a direção hidráulica e elétrica empregam tecnologias que auxiliam o motorista ao virar o volante, exercendo a maior parte da força necessária para girar as rodas. Dessa maneira, os motoristas podem manobrar com mais rapidez e conforto, além de ter uma direção mais precisa durante as viagens.

Quer entender mais? Continue lendo e entenda tudo!

O que é direção hidráulica?

A direção hidráulica é um sistema que se usa de fluídos hidráulicos para facilitar o processo de direção do veículo. Assim, o motorista precisa realizar menos esforço para girar a roda do veículo.

Com menos esforço necessário, as viagens são muito mais confortáveis, bem como esse sistema possibilita maior precisão durante as manobras.

O sistema de direção hidráulica surgiu em 1876, quando se tem o primeiro registro do uso desse modelo em um veículo. Em 1900, Robert Twyford patenteia a direção hidráulica. Contudo, foi só em 1926 que o sistema foi realmente adotado e instalado nos veículos, graças aos esforços de Francis W. Davis.

Como funciona a direção hidráulica

O sistema de direção hidráulica possui os seguintes componentes:

  • Bomba hidráulica;
  • Reservatório de óleo;
  • Tubulação de pressão;
  • Válvula e pinhão;
  • Pistão e cremalheira.

Todos esses componentes trabalham em conjunto com o objetivo de minimizar o trabalho que o motorista precisa fazer para girar as rodas. Assim, nada de ficar girando várias vezes o volante e usando muita força para que o carro possa virar.

Seu funcionamento é o seguinte: ao virar o volante, o pinhão movimenta a válvula, fazendo com que as aberturas da válvula se conectem com a tubulação de óleo que vem da bomba hidráulica. Assim, conforme o giro do volante, a válvula direciona a pressão do óleo para qual lado as rodas vão virar.

Então, a pressão vai para um dos lados do pistão hidráulico. Este por sua vez, movimenta a cremalheira, levando o veículo para a direção desejada.

Entenda como funcionam os principais tipos de direção dos veículos.

Foto por Unsplash

Diferença com a direção manual

Para entendermos melhor a direção hidráulica, vamos observar como funciona a direção manual ou mecânica. Posso resumir o sistema manual como uma academia na hora de estacionar.

Isso porque a direção manual obriga que o motorista faça enormes forças para manobrar, além de precisar virar várias vezes o volante para que a roda vire um pouco.

Nesse sentido, o sistema manual não possui o apoio da pressão do óleo. É com a ajuda do fluido que a cremalheira pode ser movimentada com menos esforço, pois a pressão do óleo fará boa parte da força necessária.

Assim, a direção manual exige que o próprio motorista gire a cremalheira. E para isso é necessário bastante esforço.

Como funciona a direção elétrica?

Outro tipo de direção que está se tornando cada vez mais popular é o sistema elétrico. Como o nome indica, em vez de um fluido ajudando a virar as rodas, um motor elétrico é quem auxilia o volante.

Assim, quando viramos o volante, o motor da direção elétrica é acionado com base em sensores que detectam quando o volante está sendo movimentado. Com isso, o motor exerce uma força sobre os eixos para girar as rodas, exigindo menos força do motorista.

Aliás, a força aplicada pelo motor varia conforme a velocidade do veículo. Isso permite uma direção mais suave e leve em baixas velocidades, ao mesmo tempo que oferece uma direção firme em alta velocidade.

O motor elétrico é independente do motor do veículo. Por esse fator, ele não prejudica a performance do carro e possibilita a economia de combustível. Aliás, quando o carro está em linha reta, esse motor fica em modo “stand by”, ou seja, operando em baixa rotação, de modo a reduzir o consumo de energia.

Enfim, qual a diferença entre direção hidráulica e elétrica?

Entenda a diferença entre os dois tipos de direção.

A diferença fundamental entre a direção hidráulica e elétrica reside na tecnologia usada para deixar a direção mais leve.

Enquanto no sistema hidráulico há o uso da pressão do óleo para girar as rodas com mais facilidade, o sistema elétrico usa um motor elétrico para direcionar o carro.

A força da direção hidráulica é constante. Por outro lado, o sistema elétrico modifica a força aplicada conforme a velocidade do veículo, por exemplo, aplicando mais força ao estacionar e menos força quando se está em altas velocidades.

Quais as vantagens e desvantagens da direção hidráulica e elétrica?

Agora que entendemos como funciona cada sistema de direção, qual será as vantagens e desvantagens de cada uma?

A direção hidráulica e elétrica usam diferentes tecnologias para possibilitar uma direção mais leve. Contudo, cada tecnologia oferece uma experiência distinta, bem como exige cuidados especiais.

Vamos ver a seguir as vantagens e desvantagens de cada um:

Vantagens e desvantagens da direção hidráulica

Vantagens e desvantagens da direção hidráulica

A direção hidráulica apresenta diversas vantagens para os motoristas, tais como:

  • Direção até 80% mais leve, ao comparar com a direção mecânica;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Oferece bom feedback sobre tração e peso do veículo.

Em contrapartida, a direção hidráulica é mais pesada em comparação ao elétrico. Entre outras desvantagens, estão:

  • Demanda mais manutenção, por conta do óleo;
  • É mais complexo;
  • Só pode vir instalado de fábrica;
  • Exige energia do motor, o que reduz a potência do veículo;
  • Tende a dar mais problemas, especialmente vazamentos.

Vantagens e desvantagens da direção elétrica

Vantagens e desvantagens da direção elétrica

A grande vantagem do sistema de direção elétrica é ser mais eficiente, uma vez que o gerenciamento de energia é melhor. Ao contrário do sistema hidráulico, a direção elétrica exige menos do motor e demanda menos manutenção. Outras vantagens:

  • Economia de combustível;
  • Não prejudica a potência do motor;
  • Exige menos manutenção, por não ter partes mecânicas;
  • Direção extremamente leve;
  • A força aplicada varia conforme a velocidade do veículo, permitindo uma direção mais firme em altas velocidades, por exemplo;

Por outro lado, apesar de precisar de menos manutenção, é um sistema mais caro para consertar em casos de pane, por conta do alto custo da mão-de-obra especializada. Bem como a direção elétrica reduz a sensibilidade do volante, de modo que a direção seja mais “artificial”, o que pode prejudicar a experiência ao dirigir.

Qual é a direção mais leve?

Entre direção hidráulica e elétrica, o sistema elétrico ganha quando se fala em direção mais leve. Contudo, nem sempre isso pode ser uma boa coisa.

Como dito, o sistema elétrico pode tornar a direção mais artificial, uma vez que reduz o chamado “feedback”. Isto é, o motorista tem menos noção da tração do pneu e peso do veículo.

Ter essa resposta no volante auxilia na direção, especialmente em altas velocidades. Contudo, a direção elétrica pode oferecer uma experiência melhor para quem usa o carro somente nos centros urbanos, onde os benefícios do sistema se mostram mais presentes.

Em rodovias, por exemplo, a direção hidráulica pode ser um pouco mais indicada, por oferecer o feedback que comentei. Além disso, o ganho em combustível que a direção elétrica proporciona não é significativo em rodovias.

Quais os problemas comuns da direção hidráulica?

Por ser um sistema hidráulico e necessitar de peças mecânicas, há diversos problemas que podem acontecer. Não é à toa que esse modelo requer manutenções periódicas para mantê-lo em bom estado.

Em geral, os principais problemas da direção hidráulica são:

  • Vazamentos de óleo;
  • Entupimento das tubulações;
  • Tubulação amassadas ou dobradas, prejudicando a vazão do óleo;
  • Ruídos;
  • Vedação danificada, gerando vazamentos;
  • Ar no sistema da bomba hidráulica; entre outros.

Esses problemas podem ser evitados com a manutenção preventiva do veículo. Além disso, é importante que os mecânicos se utilizem de bons materiais durante as instalações, para prevenir que novos problemas aconteçam por defeito nas peças.

Como funciona uma direção híbrida ou “eletro-hidráulica”?

Como o nome indica, a direção híbrida é a junção do sistema hidráulico e elétrico. Assim, temos a combinação dos elementos de cada sistema.

Por exemplo, em vez de usar o motor do veículo para ativar a bomba hidráulica, isso é feito por um motor elétrico independente. Isso permite uma direção leve sem comprometer a performance do motor do carro.

Por conta do motor elétrico, o veículo pode usufruir das vantagens de ambos os lados, enquanto reduz as desvantagens que apresentei há pouco. Por exemplo, o veículo se torna mais leve, econômico e potente, graças ao motor elétrico. Enquanto isso, elimina o problema de falta de feedback no volante.

Aliás, é um sistema que demanda uma manutenção periódica, por conta da parte hidráulica.

Enfim, agora você entende qual é a diferença entre direção hidráulica e elétrica, além de saber como funciona a direção híbrida. Agora será muito mais fácil conversar com um mecânico e especialistas automotivos!

Conhecer sobre os diferentes tipos de direção pode ajudar bastante a entender as necessidades dos clientes das mecânicas. Afinal, cada tipo demanda uma manutenção diferente, em intervalos próprios e peças específicas. Entender tudo isso é crucial para um vendedor automotivo!