A gestão de pessoas na oficina mecânica é crucial para o sucesso do negócio. Afinal, uma empresa não existe sem as pessoas.
Com uma boa gestão de colaboradores, você verá seu negócio crescer mais rápido e trazer mais lucros. Tudo isso porque sua equipe possui a estrutura necessária para trabalhar, sentem-se satisfeitos com o trabalho e, por isso, são motivados a atingir metas cada vez mais ambiciosas.
Quer entender como começar a implementar a gestão de pessoas na oficina mecânica? Continue lendo e saiba mais!
O que é gestão de pessoas na oficina mecânica
A gestão de pessoas se refere a valorização do capital humano da empresa. Para que sua oficina seja eficiente, entregue serviços de qualidade e feche mais vendas, tudo isso envolve pessoas.
Assim, devemos atuar com base em 5 pilares:
- Motivação;
- Comunicação;
- Trabalho em equipe;
- Conhecimento e competência;
- Treinamento e desenvolvimento.
Ao gerenciar os 5 pilares, teremos uma equipe altamente qualificada, motivada e que trabalha em conjunto. Além disso, o conhecimento está sempre evoluindo, permitindo que o negócio cresça e inove.
A gestão de pessoas na oficina mecânica é primordial para:
- Recrutar e selecionar novos colaboradores com facilidade;
- Reter seus melhores colaboradores, em vez de perdê-los para a concorrência;
- Melhorar a produtividade e satisfação da equipe;
- Reduzir custos, como menos horas extras, funcionários de atestados, etc;
- Garantir vantagem competitiva sobre a concorrência.
5 dicas de gestão de pessoas na oficina mecânica
1. Estimule o trabalho em equipe
Estimular o trabalho em equipe é uma das principais funções da gestão de pessoas na oficina mecânica. Nosso objetivo é estimular uma competitividade saudável, que ajudará a alcançar as metas, mas temos que tomar cuidado para que isso não resulte em colaboradores tentando sabotar o trabalho do outro.
Para evitar isso, é importante:
- Estabelecer metas claras e atingíveis;
- Não ridicularizar ou permitir que os outros colaboradores ridicularizem um funcionário com dificuldades;
- Oferecer recompensas quando metas forem ultrapassadas;
- Elogie em público, corrija em privado. Quando for dar feedback, nunca seja negativo, ou seja, fale sobre o erro, porque ele aconteceu e como fazer correto na próxima vez;
- Distribua as tarefas com base nos pontos fortes e fracos de cada colaborador. Se um membro não quer fazer atendimento ao cliente, mas é ótimo para realizar manutenções complexas, por que forçá-lo a atender clientes?
Também é importante não ser centralizador. Assim, delegue suas tarefas e esteja ao lado dos colaboradores para ajudá-los sempre que necessário, em vez de apenas ditar ordens.
2. Saiba ouvir e aceitar ideias dos seus funcionários
Valorize a opinião de seus colaboradores. Às vezes seu método de trabalho funciona apenas para você, mas não para sua equipe. Portanto, saiba ouvir e aceitar ideias, tornando os processos mais fáceis e rápidos.
Nesse sentido, permita que sua equipe opine nas decisões. Isso não significa que você deve aceitar qualquer coisa que falarem.
Aliás, é importante desenvolver sua inteligência emocional como líder da equipe. Em vez de criticar por criticar, ofereça um feedback construtivo, explicando porque a ideia da equipe não funcionaria, mas mantenha a mente aberta para repensar sua posição.
No fim do dia, a única coisa que importa é o sucesso do negócio, que pode ser alcançado com mais rapidez quando trabalhamos juntos da nossa equipe.
3. Treinamentos e capacitações
“Pagar para meu funcionário aprender, tornar-se especialista e depois correr para concorrência? ‘Tô fora!”
Acredite, essa é uma frase comum de ser usada por empresários para justificar a falta de treinamentos e capacitações que oferecem a sua equipe.
Apesar de existir a possibilidade de o funcionário acabar indo para a concorrência, isso falará mais sobre sua empresa do que das intenções do colaborador. Afinal, ele apenas irá para o concorrente se eles oferecerem melhores condições de trabalho.
Por isso, vale muito a pena investir nas pessoas, pois elas se sentem valorizadas, pois nem sempre um salário será suficiente para manter seus melhores funcionários.
Enfim, invista em treinamentos e capacitações para sua equipe. Ofereça oportunidades de crescimento dentro da empresa e verás que muitos funcionários trabalharão mais motivados do que nunca!
4. Técnica para delegar tarefas sem medo
Ser empresário é ter que, em algum momento, travar uma batalha interna para conseguir delegar as funções. Afinal, quando damos nosso sangue pelo negócio, é comum acharmos que ninguém terá o mesmo empenho para entregar um serviço de qualidade.
Contudo, isso está longe de ser verdade, desde que haja sistemas, processos e o treinamento adequado. Assim, defina muito bem seus processos internos. Por exemplo, monte uma lista de verificação a ser realizada quando um novo veículo chega, garantindo que todos os funcionários que fizerem essa atividade não se esqueçam de nada.
Em seguida, precisamos superar o medo de delegar. Para isso, podemos aplicar uma técnica que faz esse processo acontecer de forma estrutura e mais tranquila:
- Eu faço, você olha: aqui seu funcionário ficará te olhando executar o serviço. Aproveite o momento para ir explicando cada passo que você realiza e o porquê;
- A gente faz juntos: peça para que o colaborador vá realizando o serviço junto contigo, para que possa receber feedback instantâneo de como ele está progredindo;
- Você faz, eu olho: depois de um tempo realizando as tarefas juntos, está na hora de deixá-lo fazer sozinho, mas sob sua supervisão;
- Você faz sozinho: por fim, chegou o grande momento em que você pode deixar o colaborador realizar o serviço sem supervisão, pois sabe que ele entendeu todos os procedimentos.
5. Não esqueça de oferecer a estrutura e condições de trabalho adequadas!
Você trabalha melhor em um ambiente inseguro, sujo e todo desorganizado? Muito provavelmente não. Então, não há motivos para deixar que seus funcionários tenham que trabalhar sob condições precárias.
Dessa maneira, precisamos manter o ambiente limpo e organizado, oferecer ferramentas adequadas para cada tipo de serviço e peças de qualidade.
Caso a estrutura esteja em más condições, isso gerará um impacto negativo na produtividade e qualidade dos serviços. Consequentemente, essa queda de produtividade resultará em prejuízos financeiros. Assim, nem adiantará pensar em estratégias de gestão de pessoas na oficina mecânica, como recompensas e bônus por metas para motivar a equipe, se ela não possui a estrutura necessária para ser mais produtiva.
Nesse sentido, invista em uma boa estrutura e sempre leve em consideração o bem-estar da equipe. A gestão de pessoas na oficina mecânica não precisa ser algo complexo ou exigir grandes investimentos. Aliás, temos um artigo completo sobre como manter sua oficina organizada e produtiva! Confira nosso artigo completo que preparamos especialmente para você!
Quando começar a se preocupar com gestão de pessoas na oficina mecânica?
Encontramos diversos empreendedores que acreditam que a gestão de pessoas na oficina mecânica só se aplica quando é um negócio grande, com dezenas de funcionários.
Muito pelo contrário, uma boa gestão de pessoas deve ser instalada desde o primeiro colaborador. Isso porque desenvolver uma cultura saudável com poucos funcionários será muito mais fácil do que tentar mudar a cultura com dezenas de pessoas já acostumadas ao modo “antigo” de fazer as coisas.
Por isso, não importa o tamanho da sua empresa, a gestão de pessoas na oficina mecânica precisa ser levada a sério. Tanto para evitar problemas com a equipe quanto para garantir maior produtividade e lucratividade do seu negócio.
Falando em lucratividade, quer saber como gerir as finanças e ter uma oficina lucrativa? Então confira nosso artigo completo!