Quem quer vender mais e conquistar mais clientes, sem ter que gastar muito dinheiro para isso, precisa descobrir como vender pelo WhatsApp.

 

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais usado do mundo, são dois bilhões de usuários ativos em todo o planeta. Só no Brasil, mais de 120 milhões de pessoas usam essa ferramenta para se comunicar todos os dias.

 

Além disso, este aplicativo está presente em, aproximadamente, 99% dos celulares ativos no Brasil. Sendo assim, se você quer tornar o seu negócio mais lucrativo, você precisa começar a usar o WhatsApp para negócios.

 

É possível fazer venda automotiva pelo WhatsApp?

 

Você pode vender qualquer tipo de produto ou serviço pelo WhatsApp. Aliás, essa plataforma é constantemente otimizada para liberar cada vez mais funções para os vendedores ou empreendedores que querem ter um relacionamento melhor com os seus clientes.

 

O ideal é que quem for usar esse aplicativo de maneira profissional tenha a versão do WhatsApp for business, que pode ser baixada gratuitamente na loja de aplicativos do seu celular ou pelo seu computador.

 

O WhatsApp for Business possui uma série de funções que facilitam a comunicação entre vendedores e clientes, e que também ajudam a aumentar as vendas, como, por exemplo:

 

  • Criação de catálogo de produtos;
  • Respostas prontas;
  • Possibilidade de automatizar as respostas;
  • Análise de matérias.

 

De acordo com o próprio aplicativo, mais de 50 milhões de empresas no mundo já utilizam o WhatsApp for Business.

 

Sendo assim, você pode usar esta ferramenta de forma estratégica para se comunicar com seus clientes e divulgar novos produtos e serviços da sua empresa. 

 

Isso pode ser feito por meio da criação de catálogos ou da divulgação de produtos e promoções no status do aplicativo, o que pode ajudar nas vendas pelo WhatsApp.

 

Esse aplicativo também oferece a possibilidade de criar listas de transmissão, nas quais você pode colocar os números do seus clientes. Dessa forma, quando você precisar mandar alguma mensagem é só enviar por meio dessa lista que cada um dos seus consumidores vai receber uma mensagem individual.

 

Além disso, por meio do WhatsApp você consegue ter uma comunicação mais eficaz com os seus clientes. 

 

Sendo assim, fica mais fácil esclarecer as dúvidas sobre os seus produtos e serviços, além de mostrar porque a sua mercadoria é a melhor opção para aquele consumidor.  Você pode fazer isso enviando vídeos demonstrando como determinado produto é usado ou compartilhando opiniões de outros clientes.

A importância do WhatsApp para os negócios

Foto por Freepik

 

Qual a importância do bom uso do WhatsApp para os negócios

 

Vender pelo WhatsApp pode trazer muitos benefícios para sua empresa. No entanto, é preciso tomar algumas precauções antes de começar a usar esse aplicativo profissionalmente. 

 

O primeiro cuidado que você deve tomar é o de pedir autorização para os seus clientes para enviar mensagens para eles por meio do WhatsApp. Isso porque fazer propaganda através dessa ferramenta sem o consentimento do receptor da mensagem é uma prática abusiva, segundo o Código de Defesa do Consumidor.

 

Além disso, o próprio WhatsApp pode punir os usuários que enviam mensagens publicitárias sem ter a autorização das pessoas que vão receber esse material.

 

Quem administra uma conta comercial de WhatsApp também não deve criar um grupo com todos os clientes da empresa. 

 

Isso porque, mesmo se somente os administradores do grupo possam mandar mensagens, qualquer membro vai poder ter acesso aos contatos dos outros participantes, o que pode desagradar algumas pessoas. 

 

Sendo assim, a melhor maneira de se comunicar com os seus consumidores e vender pelo WhatsApp, é criando uma lista de transmissão. Dessa forma, somente os administradores da conta terão acesso aos dados de contato dos clientes.

 

Além disso, ao mandar uma mensagem por meio de uma lista de transmissão, cada cliente vai receber a mensagem de forma individual, sendo assim, vai parecer que você fez aquele conteúdo especialmente para ele.

 

As vantagens de usar o WhatsApp Business

 

Quem quer vender pelo WhatsApp precisa saber usar a versão comercial do aplicativo de forma estratégica.  Dessa forma, será possível fidelizar seus clientes e aumentar suas vendas.

 

Além disso, o WhatsApp for Business disponibiliza várias métricas para os seus usuários, como:

  • Número de mensagens enviadas;
  • Quantidade de mensagens entregues;
  • Número de mensagens lidas; 
  • Número de mensagens recebidas.

 

Sendo assim, quem usa essa ferramenta consegue verificar de forma fácil e rápida se o seu público está visualizando as suas comunicações. Dessa forma, é possível determinar se a sua estratégia nessa ferramenta está dando certo ou não.

 

Esse aplicativo ainda apresenta outros benefícios para quem quer vender pelo WhatsApp, são eles:

  • Possibilidade de organizar as conversas por meio de etiquetas (por exemplo: você pode fazer etiquetas para identificar novos clientes e consumidores que estão com pagamento pendente);
  • Programar uma resposta automática para os períodos em que você não vai acessar o aplicativo;
  • Usar o recurso de respostas rápidas;
  • Possibilidade de divulgar a localização e os horários de atendimento do seu negócio.

 

Vender pelo WhatsApp está cada dia mais fácil, já que o aplicativo também passou a oferecer a função carrinho, que permite que os usuários escolham os produtos disponíveis no catálogo e façam os pedidos dentro da própria ferramenta. 

 

Além disso, atualmente também é possível fazer pagamentos diretamente pelo aplicativo. Dessa forma, você pode fechar as suas vendas e receber diretamente pelo WhatsApp.

 

Como manter o profissionalismo no WhatsApp

Como manter o profissionalismo usando o WhatsApp para vender?

Foto por Freepik

O WhatsApp é uma excelente ferramenta para quem quer fidelizar seus clientes e vender mais. Contudo, é preciso saber como se comunicar por meio dessa plataforma. Isso porque você não deve ser formal demais, a ponto de ficar com a comunicação engessada, nem informal demais, afinal é o seu negócio.

 

Sendo assim, o primeiro passo que você deve tomar antes de decidir qual tipo de linguagem você vai usar no seu WhatsApp for Business é analisar o seu público:

 

  • Qual é faixa etária dele;
  • Como ele se comunica no dia a dia;
  • Qual é o gênero predominante.

 

Dessa forma, você vai deixar a sua comunicação no aplicativo mais personalizada e vai conseguir se conectar melhor com os seus consumidores, o que ajudará a sua empresa a vender mais.

 

Sendo assim, é importante que você use uma linguagem leve e, se possível, descontraída, para se comunicar com os seus clientes. Contudo, não tente forçar uma intimidade e nem usar apelidos. 

 

Além disso, caso outras pessoas também tenham acesso ao WhatsApp do seu negócio, é importante que você alinhe com elas a forma como vocês vão usar esse aplicativo.

 

7 dicas de como vender pelo WhatsApp

 

Se você quer saber como WhatsApp pode ajudar a alavancar as suas vendas, confira as dicas que separamos a seguir:

 

1. Faça um planejamento

 

Defina quais tipos de conteúdo você vai compartilhar no aplicativo e em quais dias e horários você fará isso. Além disso, lembre-se de não enviar mensagens demais para os seus clientes, pois isso pode deixá-los aborrecidos.

 

2. Use o status

 

Aproximadamente meio bilhão de pessoas em todo o mundo visualizam diariamente o status que os seus contatos publicam no WhatsApp.

 

Dessa forma, quem quer vender pelo WhatsApp pode usar essa ferramenta da seguinte forma:

  • Mostrar seus produtos;
  • Mostrar seus produtos em funcionamento;
  • Compartilhar depoimentos de clientes satisfeitos;
  • Divulgar promoções.

 

3. Elabore um catálogo

 

Faça um catálogo com os seus produtos e serviços para que os seus contatos possam ver de maneira rápida e fácil quais peças você comercializa.

 

4. Crie listas de transmissão

 

Crie listas de transmissão com clientes que possuam hábitos de consumo semelhantes. Dessa forma, você poderá enviar mensagens sobre os seus produtos e serviços para as pessoas certas de maneira rápida e eficaz.

 

5. Use o WhatsApp para fazer marketing de conteúdo

 

Quem quer fidelizar seus clientes e fazer com que eles voltem a comprar na sua empresa, e ainda indiquem o seu negócio para amigos e familiares, deve gerar valor para eles.

 

Uma das formas de gerar valor para os seus clientes é compartilhando conteúdos de qualidade e que ajudem a resolver algum problema que essas pessoas costumam ter. 

 

Sendo assim, você pode compartilhar por meio do WhatsApp da sua empresa os seguintes tipos de conteúdo:

  • Novidades automotivas;
  • Dicas sobre instalação dos produtos que você comercializa;
  • Informações relacionadas a área do seu negócio. Por exemplo, criar conteúdos ensinando como identificar falhas no veículo e qual o melhor procedimento para solução. 

 

6. Divulgue o WhatsApp do seu negócio nas redes sociais

 

Uma das formas de atrair mais pessoas para o WhatsApp da sua empresa, e assim conseguir mais clientes, é divulgando o contato do seu negócio nas redes sociais. 

 

Você pode fazer isso criando um link que leva o usuário diretamente para o WhatsApp da sua empresa. Esse link pode ser colocado na bio do Instagram da sua empresa, no Facebook do seu negócio ou no site da sua empresa.

 

7. Não demore para responder seus clientes

 

Ninguém gosta de ser ignorado nem de ficar horas esperando por uma resposta. Por isso, é importante que você não demore muito para responder os seus clientes. Algumas ferramentas do WhatsApp Business podem te ajudar nessa tarefa, como a função de programar respostas rápidas.

 

Vender pelo WhatsApp já é uma realidade para muitas empresas. Além disso, essa prática pode trazer muitos benefícios para os empreendedores, já que ela é eficaz e acessível. Sendo assim, usar o WhatsApp Business de maneira estratégica pode ajudar a alavancar as vendas do seu negócio.