Vender fiado ainda é uma prática muito comum. Muitos donos de negócios acabam aceitando receber o pagamento depois por medo de perder o cliente. No entanto, essa prática pode trazer muitos prejuízos para o seu negócio.

Em algumas lojas, restaurantes e bares já há até uma placa indicando que aquele local não vende fiado. Contudo, muitos pequenos empreendedores têm medo de fazer a mesma coisa e espantar a clientela.

Confira neste artigo quais são as principais desvantagens dessa prática e saiba como parar de vender fiado de uma vez por todas.

Quais os problemas de vender fiado?

Vender fiado é um risco, já que você não terá nenhuma garantia de que vai receber aquele pagamento, portanto, as chances de você ter um prejuízo são grandes.

Além disso, para administrar bem um negócio e ficar com as contas em dia, você precisa ter uma estimativa de quanto vai lucrar naquele mês e, ao deixar que o cliente pague depois de ter aproveitado o serviço, você não terá uma noção exata de quando esse pagamento vai entrar na conta da sua empresa, se é que ele vai entrar.

Sendo assim, o que você achou que seria uma coisa boa para sua empresa, afinal todos querem deixar os clientes satisfeitos, pode se transformar em uma verdadeira cilada.

Se você vende fiado constantemente, é hora de repensar a sua forma de fazer negócios, já que essa prática pode trazer os seguintes problemas para a sua mecânica:

 

  • Dificuldade para pagar os funcionários;
  • Atrasar o pagamento dos fornecedores, o que pode deixar a sua empresa sem mercadorias;
  • Dificuldade para pagar o aluguel e as contas recorrentes (luz e água).

 

Em casos mais graves, o caixa da sua empresa pode ficar tão desfalcado que você pode ter que fechar o seu negócio. Além disso, como você não vai ter dinheiro o suficiente para pagar seus fornecedores, você pode acabar contraindo dívidas altas.

Por isso, por mais que essa prática possa parecer inofensiva em um primeiro momento, saiba que ela é muito perigosa e que pode comprometer seriamente a saúde financeira da sua empresa.

Vender fiado pode trazer enormes dores de cabeça para sua oficina mecânica

Vender fiado pode trazer enormes dores de cabeça para sua oficina mecânica – Foto por Freepik

10 dicas para parar de vender fiado

Muitos empreendedores têm dificuldade para parar de vender fiado, principalmente aqueles que têm pequenos negócios e conhecem bem a sua clientela. No entanto, nós já vimos que essa prática pode ser muito prejudicial para a sua empresa, portanto, não vale a pena fazer esse tipo de venda. Sendo assim, separamos 10 dicas para você deixar de vender fiado de uma vez por todas:

 

1. Coloque uma placa dizendo que não vende fiado

A primeira dica é a mais clássica, contudo, ela é muito efetiva. Só com essa plaquinha você já vai conseguir afastar algumas pessoas que não tem a intenção de pagar pelo seu serviço.

Além disso, com um sinal em um local visível dizendo que aquele estabelecimento não aceita pagamentos fiados, você vai poder dizer para quem insistir em pedir para pagar depois que essa é uma política da empresa e, portanto, você não pode abrir exceções.

Você também pode fazer placas dizendo que não vende fiado com frases engraçadas, como, por exemplo: “Fiado só para quem pagar adiantado” ou “Fiado só para maiores de 90 acompanhados dos pais”. 

Dessa forma, você vai passar a sua mensagem de um jeito mais descontraído e vai divertir os seus clientes, o que também pode facilitar as conversas entre vocês.

 

2. Ofereça várias formas de pagamento

Oferecer diferentes opções para pagamento pode ajudar a evitar vender fiado.

Oferecer diferentes opções para pagamento pode ajudar a evitar vender fiado – Foto por Freepik

É importante facilitar a vida do seu cliente, portanto, você deve oferecer diferentes formas de pagamento no seu estabelecimento, como:

 

  • Cartão de crédito;
  • Cartão de débito;
  • Dinheiro;
  • Pix;
  • PicPay;
  • Pagamento por Whatsapp;
  • Pagamento com dois cartões;
  • Parcelamento de compras;
  • Boleto.

 

Além disso, você também pode receber uma parte do pagamento em dinheiro e passar o restante do valor no cartão de crédito ou débito.

Outra dica importante é que se você for aceitar pagamento por pix, escolha uma chave simples, para que o seu cliente não tenha dificuldade de transferir o dinheiro para a conta da sua empresa.

Você deve ter visto que colocamos o boleto como uma das opções de pagamento e pode pensar que o seu cliente pode deixar de pagar essa conta. Isso é verdade, no entanto, é mais fácil cobrar uma dívida por meio de um boleto já emitido. Além disso, até o próprio banco que emitiu esse boleto pode fazer isso por você. 

Também é importante deixar em um local visível na sua mecânica as formas de pagamento que você aceita.

 

3. Ofereça descontos para pagamentos à vista

Todo mundo gosta de um bom desconto, então, uma forma de você agradar e fidelizar os seus clientes é oferecendo descontos.

Ao oferecer um pequeno desconto para pagamentos à vista, você vai deixar o seu cliente mais satisfeito e ainda terá uma garantia de que realmente vai receber aquele dinheiro.

 

4. Tenha mais de uma máquina de cartão

Muitas vezes a sua máquina de cartão pode quebrar ou ficar descarregada, por isso, é importante que você tenha mais de uma maquininha. Dessa forma, se uma delas estiver com problemas, você não vai correr o risco de não receber pelo serviço prestado.

 

5. Faça um orçamento antes de iniciar o serviço e peça para o cliente assinar

Uma das formas de fazer com que o seu cliente pague pelo trabalho que você fez é elaborando um orçamento detalhando todo o serviço que será feito, quais peças serão usadas e o valor da mão de obra.

Assim que você tiver feito o orçamento, apresente-o ao cliente e informe o valor total do serviço e as formas de pagamento disponíveis. Então, peça para o cliente assinar esse papel, como uma demonstração de que ele está ciente dos serviços que serão realizados e está comprometido em pagar o valor combinado.

 

6. Peça um adiantamento

Caso o serviço que você precise fazer no veículo do cliente for muito complexo e você tiver que usar muitas peças caras para fazer esse conserto, peça um adiantamento. Dessa forma, você vai conseguir minimizar possíveis prejuízos.

 

7. Negocie com os seus clientes antigos

Se você tinha o costume de vender fiado anteriormente, vai precisar negociar com os seus clientes antigos.

Você pode fazer isso explicando para eles que estava tendo prejuízos, por isso teve que tomar essa atitude. 

Pode ser difícil explicar para os antigos clientes que você não aceita mais essa prática, no entanto, vai valer a pena para o seu negócio.

Não tenha medo de negociar com clientes

Não tenha medo de negociar com clientes – Foto por Pexels

8. Atraia novos clientes

Se você já tem uma grande base de clientes que estão acostumados a comprar fiado, é interessante que você invista na aquisição de novos clientes.

Você pode fazer isso investindo em marketing nas redes sociais, fazendo promoções ou promovendo anúncios em jornais e outdoors.

 

9. Analise o cliente

Verifique se o seu cliente tem nome sujo, dessa forma, fica mais fácil avaliar se as chances de levar um calote são altas ou não.

Caso você descubra que a pessoa que quer contratar os seus serviços possui dívidas não quitadas, e não está disposta a pagar pelos seus serviços à vista, você pode dizer que não pode pegar aquele tipo de trabalho no momento.

Para fazer essa verificação, você pode pedir para o possível cliente fazer um pré-cadastro assim que ele chegar na oficina, assim você terá acesso aos principais dados daquela pessoa e poderá fazer a consulta em sites como Serasa e SPC.

 

10. Seja firme 

Muitas pessoas vão pedir para você abrir uma exceção. No entanto, você precisa ser firme e explicar o motivo de não aceitar esse tipo de venda. 

 

Tenha um bom controle do fluxo de caixa

Vender fiado é um grande vilão para o bom controle financeiro

Vender fiado é um grande vilão para o bom controle financeiro – Foto por Pexels.

O fluxo de caixa é o mecanismo pelo qual o empreendedor controla todo dinheiro que entrou e saiu da sua empresa.

É muito importante que você tenha pleno conhecimento de todo o dinheiro que recebeu e de todas as contas que precisa pagar. Dessa forma, você já sabe qual a quantidade de dinheiro que deverá ser destinada para quitar seus débitos. 

O controle do fluxo de caixa também permite que você avalie como estão as finanças da sua empresa e, dessa forma, consiga planejar melhor os seus gastos.

Além disso, é muito importante que você faça uma reserva financeira para sua empresa, pois, dessa forma, você terá dinheiro guardado caso ocorra alguma emergência ou caso você leve um calote de algum cliente.

Também é importante que você saiba que fluxo de caixa e reserva financeira não são a mesma coisa, o primeiro deve ser usado para pagar as despesas correntes, como salários, aluguel e conta de luz.

Já a reserva financeira só deve ser usada caso realmente haja alguma emergência. O ideal é que você tenha um valor correspondente de seis a 12 meses do seu faturamento mensal na sua reserva financeira. 

Entretanto, esse dinheiro não deve ficar parado na conta corrente. Assim, busque apoio profissional para escolher investimentos seguros para que sua reserva financeira esteja disponível a qualquer momento, mas renda acima da inflação.

Sendo assim, depois que você já pagou todas as despesas correntes do mês, reserve uma parte do dinheiro para a sua reserva financeira. Dessa forma, você estará seguro caso algum imprevisto aconteça. 

Quer aprender a usar o atendimento ao cliente para vender mais e melhor na sua oficina? Confira nossas dicas neste artigo para descobrir como!