O atendimento ao cliente é uma prática muitas vezes ignorada pelos mecânicos. Mas, saber como conversar com seus consumidores faz com que seu trabalho seja diferenciado. Por isso, dominar essa técnica permite que você possa vender mais.
Entender como conversar de uma forma agradável ajuda a cativar e fidelizar os clientes. Então, veja neste artigo algumas dicas importantes para que se destaque de sua concorrência. Basta continuar a leitura para aprender mais sobre o assunto.
Sem um atendimento adequado, sua oficina pode estar perdendo muito dinheiro
Saber como fazer um bom atendimento ao cliente é crucial para que sua oficina seja desejada. Porque, sem ele, mesmo tendo os melhores profissionais e a melhor estrutura, pode-se ir à falência. Afinal, todos gostam de ser bem atendidos, com atenção e educação.
O comércio é feito de relações entre o profissional e o consumidor. Então, do ponto de vista prático, um bom atendimento cria laços entre o comprador e a empresa. O que é importante para que você possa ter mais renda em seu negócio e com isso melhorá-lo a cada dia.
Quase todos os seus clientes devem ter histórias positivas ou negativas dos atendimentos que receberam. Eles tendem a compartilhar esses episódios com seus conhecidos, assim, um bom atendimento torna-se marketing gratuito para sua mecânica.
Em situações em que o atendimento ao cliente é menosprezado, pode ser que não tenha vendas. Dessa forma, seu comportamento determina se vai ou não ganhar dinheiro no futuro. Para entender mais sobre o assunto veja as dicas a seguir.
1 – Tenha uma equipe de confiança
O primeiro passo para uma oficina ser reconhecida pelo trabalho executado é contar com pessoas capacitadas. Então, tenha uma equipe que entenda do assunto e consiga falar com os consumidores. Invista em especialização do seu pessoal, sempre que der.
Isso serve como garantia de que o problema será solucionado da melhor forma possível. Afinal, conversar bem, só que não oferecer confiança no serviço pode ser visto como desonestidade. Portanto, seus funcionários devem estar alinhados com a sua fala.
Nunca permita que eles prometam mais do que podem cumprir ou que ajam de má fé. Essa deve ser uma regra básica do atendimento ao cliente para prevenir problemas futuros. Afinal, se o intuito é que ele se torne um frequentador da oficina é preciso ser confiável.
Caso sinta necessidade, crie uma norma simples a ser seguida ao longo do diálogo. Faça isso com o intuito de tornar essa área ainda mais profissional, dando credibilidade aos trabalhos prestados.
2 – Seja transparente e ganhe a confiança de seus clientes
Os mecânicos tendem a cuidar de assuntos específicos que para os leigos podem parecer enigmas. Então, treine para ser o mais claro possível sobre o que se trata o problema e como resolvê-lo, porque é mais fácil confiar naquilo que se entende sem complicações.
Ganhar a confiança é um item essencial no atendimento ao cliente para que ele acredite na sua honestidade. Você deve ser verdadeiro em tudo que falar, assim, ganhando reconhecimento. Não seja o profissional que inventa desculpas ou fala de forma complexa para ludibriar.
Para ser transparente em suas cobranças é possível criar uma tabela com os valores praticados. Outra tática é detalhar o orçamento de forma que cada item cobrado seja explicado. Assim, não haverá dúvidas sobre onde o dinheiro foi gasto.
Um ponto que também define ser ou não confiável é ser realista sobre prazos. Quando estiver fazendo o atendimento ao cliente, seja organizado. Saiba medir o tempo para o serviço ficar pronto, contando com imprevistos que possam surgir.
3 – Cuide da comunicação
Apesar da oficina mexer com carros, seu maior foco deve ser o seu consumidor. Portanto, a conversa não pode ser de maneira alguma:
- Fria;
- Grosseira;
- Debochada;
- Impaciente.
Deve ser educado e dar a atenção necessária às necessidades e aos problemas dele. Ao longo do diálogo use uma comunicação clara e bem simples. No atendimento ao cliente mostre-se a disposição de esclarecer dúvidas e propiciar uma boa comunicação.
A sua fala precisa ser concreta e firme, passando confiança e seriedade. Mas, isso também pode ser ampliado em sua postura e gestos. Já que a impressão causada também ajuda a definir uma imagem confiante e capaz.
4 – Use a tecnologia ao seu favor
Hoje em dia vivemos em um mundo conectado, então é necessário fazer parte dele, porque isso possibilita novas formas de conversar com os seus consumidores e se fazer presente no mercado.
O atendimento ao cliente não precisa ser apenas presencial. Por exemplo, aqui na Intermec temos nosso WhatsApp comercial (19) 93618-0647 e um aplicativo. O que facilita o contato com nosso cliente e o torna mais rápido.
Como ela pode te ajudar
Saber usar a tecnologia a seu favor, deixa seu negócio à frente da concorrência. Pois, a maioria das oficinas não se atualizam dessa ferramenta e deixam passar uma oportunidade importante.
Ela permite que o ambiente funcione de maneira mais eficiente em diversos setores. Alguns dos que podem ser mais organizados e eficientes são:
- Atender melhor;
- Evitar falta de peças;
- Definir de modo padronizado os orçamentos;
- Chegar ao freguês de forma rápida;
- Diminuir casos de atraso de entrega.
Com isso o seu trabalho fica mais ágil e organizado, trazendo tranquilidade a sua equipe de trabalho.
5 – Tenha uma estrutura aconchegante
O atendimento ao cliente precisa considerar o lugar em que está sendo efetuado. Em muitos casos ele precisa esperar, então não deixe ele em pé, escorado na parede em um local sujo. O que é desagradável e o deixa mais ansioso e impaciente sobre o trabalho.
Para evitar isso, tenha uma sala ou um espaço adequado para recebê-los. Isso vai gerar uma boa percepção e pode abrir um caminho para que cobre preços mais altos, já que agrega um valor importante a todo o serviço prestado.
Impressione o cliente
Outro ponto positivo de um ambiente próprio para o atendimento ao cliente é a boa impressão causada. Isso ajuda a fidelizá-lo e faz com que ele divulgue o seu negócio de forma orgânica. Assim, o investimento no espaço aumenta seus consumidores ao longo do tempo.
Pós-venda: como garantir a fidelização dos clientes
Garantir que seu freguês volte significa ter uma renda sempre que ele precisar de reparos ou revisões. Por isso, seu trabalho com ele não deve acabar quando você finalizar o seu serviço. Essa prática denomina-se no mercado como pós-venda.
Fazer o atendimento ao cliente depois de vender requer que você tenha um bom conjunto de ações. Ele está diretamente ligado à fidelização já que trabalha para que o cliente volte a te procurar. Para isso, deve seguir alguns princípios como:
- Lembrar a qualidade do serviço prestados;
- Indicar promoções que existam;
- Mostrar a qualificação de sua equipe;
- Demonstrar a organização da empresa;
- Tirar dúvidas sobre os trabalhos oferecidos.
Manter as conversas com os seus consumidores te ajuda a se destacar em um mercado tão competitivo. Logo, mesmo que seja um processo trabalhoso, o pós-venda precisa ser feito. Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar nesse aspecto.
1 – Faça pesquisa de satisfação
O atendimento ao cliente precisa ser avaliado para ver se está sendo eficaz. Então, não existe ninguém mais indicado para analisar a satisfação do que eles mesmos. Portanto, deve fazer pesquisas de forma constante.
O que perguntar
Saber o que perguntar é uma maneira de conseguir dados reais. Pois, eles não podem servir apenas para encher o ego e sim para mostrar se é ou não eficaz. Algumas das que você pode fazer são as seguintes:
- Qual o nível de satisfação pelo trabalho?
- Como foi o seu atendimento?
- Tem alguma sugestão de melhoria?
- O que achou do ambiente de espera?
Dessa forma, essas questões podem oferecer uma boa visão do que funciona e o que precisa ser melhorado.
2 – Antecipe as necessidades dos clientes
O atendimento ao cliente precisa ser personalizado para cada um. Por isso, esteja preparado para atender a qualquer tipo de necessidade que possa acontecer. Então, veja o que pode fazer:
- Deixe a disposição água fresca;
- Ofereça um local para aguardar que seja confortável;
- Tenha uma oferta de senha de Wi-fi ou TV;
- Disponibilize um banheiro em boas condições;
- Tenha uma oferta de café, com bolachas e doces para agradá-los.
Com essas simples ações oferece-se uma espera agradável de forma física para o consumidor.
3 – Ofereça benefícios e recompensas
O atendimento ao cliente também passa por chamar a sua atenção. O que pode ser feito por meio de promoções, oferta de benefícios e recompensas. Dessa maneira, fideliza o freguês com preços interessantes e competitivos.
Você também pode usar brindes que destaquem sua marca. Aliás, existem diversas empresas que são especialistas em personalizar objetos. Procure por elas e crie itens próprios para os seus frequentadores.
Conte com fornecedores de confiança
Para realizar um bom atendimento ao cliente estude as novidades do mercado e sempre melhore sua conversa. Essa prática precisa de aperfeiçoamento, mas traz resultados a longo prazo muito expressivos. Por isso, tem sido muito utilizada por quem quer lucrar mais.
Então, em busca de te ajudar nessa empreitada, conte com fornecedores e produtos de alto padrão, que não lhe deixem na mão. A Intermec se destaca por oferecer os melhores interruptores e sensores automotivos brasileiros, com controle de qualidade de ponta a ponta.