Para aumentar as vendas na oficina não podemos apenas pensar em estratégias de marketing e roteiros de vendas para fechar mais negócios. É importante ter o básico: a qualidade em todos os processos da sua mecânica.
Usar ferramentas e peças de qualidade é essencial para permitir que seu negócio possa crescer. Do contrário, será muito difícil aumentar o faturamento e, mesmo que consiga, terá grandes dificuldades em atender a alta demanda, seja por baixa produtividade ou prejuízos com desperdícios durante os serviços.
Então, quer entender como a qualidade em todos os aspectos da sua empresa é essencial para aumentar as vendas na oficina? Continue lendo e entenda todos os impactos. E uma dica especial para você ao final!
Como a falta qualidade pode dificultar o processo de aumentar as vendas na oficina mecânica
A qualidade é ter a ferramenta certa para o trabalho certo. Quando se trata de peças automotivas, é fundamental ter os produtos de ótima resistência e adequados para cada veículo.
Sem contar com ferramentas e peças de qualidade, será muito difícil conseguir aumentar as vendas na oficina mecânica. Afinal, seu negócio poderá ter problemas com:
- Baixa produtividade;
- Erros frequentes;
- Atendimento ao cliente demorado e pouco efetivo;
- Clientes frustrados;
- Grandes desperdícios;
- Maior número de retrabalho; entre outros problemas.
Dessa maneira, investir em bons profissionais, processos, ferramentas e peças de qualidade se torna essencial para conseguir aumentar as vendas na oficina.
Fazer seu negócio crescer é como construir um prédio. Se você não der a devida atenção às fundações e estrutura da construção, em pouco tempo ela desmorona. O mesmo cenário acontece com os negócios que buscam crescer, mas deixam de focar na qualidade e eficiência operacional.
Vamos entender melhor como a qualidade impacta no crescimento da sua oficina mecânica!
Baixa produtividade
Se o seu objetivo é aumentar as vendas na oficina, com certeza precisa pensar em como aumentar a produtividade. Nesse sentido, precisamos fazer mais com menos.
Entretanto, isso se torna muito difícil quando não temos peças, ferramentas e equipamentos de qualidade. Por exemplo, ter que dar um “jeitinho” para trocar uma peça pode fazer sua equipe demorar muito mais se tiver as ferramentas adequadas.
Dessa maneira, quanto mais tempo é necessário para realizar um serviço, menos carros são possíveis de serem atendidos no mês. Logo, seu faturamento ficará estagnado e, nos piores casos, começará a cair!
Ter dificuldades desnecessárias para realizar uma tarefa também é um grande fator para a desmotivação dos profissionais. Assim, quanto mais desmotivados, menor será a produtividade no geral. O resultado já sabemos…
Em contrapartida, uma equipe com as ferramentas e peças de qualidade trabalham com muito mais agilidade e motivação. De modo que mais carros podem ser atendidos por mês, aumentando as vendas na oficina.
Aliás, a qualidade e agilidade no serviço pode se tornar um diferencial competitivo, permitindo cobrar preços mais lucrativos.
Erros frequentes
Não é difícil imaginar como os erros se tornam frequentes quando os mecânicos precisam dar aquele “jeitinho”. Além de demorarem mais para realizar um serviço simples, se torna mais comum que problemas ocorram.
Esses problemas podem ser diversos, desde levar mais tempo até causar danos a outras partes do veículo, aumentando o prejuízo da oficina.
Atendimento ao cliente é essencial para aumentar as vendas na oficina
É importante destacar que para aumentar as vendas na oficina mecânica, não basta apenas investir na parte operacional. Também é necessário investir no atendimento ao cliente.
Isso significa oferecer múltiplos canais de atendimento, como redes sociais, telefone e WhatsApp. Entretanto, gerenciar tudo isso se torna bastante difícil sem as ferramentas necessárias.
Uma equipe de atendimento já sofrerá com a falta de ferramenta. Se você é mecânico e precisa atender os clientes, ter ferramentas de atendimento que facilitem seu dia a dia é ainda mais importante.
Algumas dessas ferramentas são os próprios recursos da versão empresarial do WhatsApp. Caso também tenha redes sociais para atendimento, contratar uma plataforma que centraliza as mensagens poderá fazer uma enorme diferença no seu dia a dia.
Clientes frustrados
Aumentar as vendas da oficina enquanto frustra os clientes é um tiro no pé. Não contar com ferramentas e peças de qualidade fará seus clientes ficarem insatisfeitos com muito mais facilidade.
Isso porque sua oficina poderá:
- Ter dificuldade para entregar serviços na data acordada;
- Precisar alterar o orçamento após ter iniciado o serviço;
- Não conseguir oferecer atendimento personalizado e rápido;
- Peças de baixa qualidade podem quebrar com facilidade, exigindo que o cliente faça uma nova manutenção; entre tantos outros problemas.
Em um estudo da PwC, cerca de 47% dos brasileiros deixam de comprar de uma empresa após experiência negativa. Assim, clientes frustrados possuem grandes chances de nunca mais voltarem e, o pior, falarem mal da sua empresa para amigos e familiares, manchando sua imagem na região.
Com grandes desperdícios, torna-se inútil aumentar as vendas na oficina
O que adianta aumentar as vendas na oficina, se o desperdício e dores de cabeça são maiores?
Nesse sentido, a oficina passará a perder mais dinheiro, enquanto que o dono perderá mais noites de sono. Afinal, crescerá o número de reclamações e clientes insatisfeitos, a equipe estará sobrecarregada e os prejuízos financeiros apenas aumentarão.
Peças de baixa qualidade aumentam o número de retrabalhos e problemas durante a manutenção. Além disso, podem rapidamente fazer seu cliente ter que voltar para a oficina e exigir a troca gratuita por ter estragado tão rápido.
Dessa forma, seu negócio terá grandes desperdícios de tempo e dinheiro. Querer aumentar as vendas na oficina antes de resolver esses problemas, apenas fará esse problema ainda mais complicado de lidar.
Assim, vale a pena investir na organização dos processos, ferramentas e peças de qualidade. Com isso, você garante a satisfação do cliente e produtividade, dois ingredientes essenciais para crescer seu negócio.
Maior número de retrabalho
Frustrado com clientes voltando com frequência para trocar a mesma peça, pois ela logo deu problema?
Usar peças de baixa qualidade fará sua mecânica ter grandes prejuízos, tanto em tempo quanto dinheiro. Em muitos casos, para evitar discussões com o cliente, você se sente na obrigação de não cobrar pelo serviço. Assim, enquanto você está resolvendo o problema de graça, está deixando de realizar os serviços que trazem dinheiro.
Além de perder tempo e dinheiro, os clientes frustrados acabam falando mal da sua empresa. De forma que aumentar as vendas na oficina se torna extremamente difícil quando sua reputação está manchada na região.
A importância da qualidade para aumentar as vendas na oficina
Como visto, deixar de investir nas ferramentas adequadas e peças de qualidade podem afetar em diversas áreas do negócio e até levá-lo a ter dificuldades financeiras.
Além de prevenir os problemas, sempre prezar pela qualidade em todos os aspectos da mecânica é essencial para aumentar as vendas na oficina.
Assim, com o ganho de produtividade, menos erros e entregas sempre no dia acordado, você terá clientes:
- Mais satisfeitos;
- Propensos a indicar sua oficina para amigos e familiares;
- Pela boa experiência, voltarão mais vezes para repetir ou contratar novos serviços;
- Mais propensos a pagarem valores mais altos pelos serviços para ter a melhor experiência e resultado.
Nesse sentido, fica fácil perceber como a qualidade dos serviços pode aumentar as vendas na oficina mecânica.
Ambiente organizado e confortável para receber os clientes ajuda a aumentar as vendas na oficina
Não só ferramentas, equipamentos e peças de qualidade que são importantes para aumentar as vendas na oficina. Também precisamos pensar em toda a experiência do cliente.
A verdade é que a nova geração de consumidores são cada vez mais inclinados a pagarem mais caro em troca por experiências e exclusividade. De fato, cerca de 51% dos consumidores afirmam que pagariam mais caro para ter uma experiência melhor.
Então, sua oficina mecânica também precisa pensar na qualidade do:
- Ambiente para receber os clientes, como uma sala de espera confortável e climatizada;
- Orçamentos e pagamentos de forma rápida e com mínima burocracia possível, como oferecer diferentes formas de pagamento e enviar orçamento via WhatsApp;
- Atendimento rápido e eficaz através de sites, redes sociais e telefone;
- Programas de fidelização exclusivos para clientes assíduos; entre outras estratégias.
Evite prejuízos e aumente as vendas na oficina: conte com peças de qualidade!
Enfim, agora não restam dúvidas de como ter o cuidado com a qualidade em tudo da mecânica é primordial e nos ajuda a aumentar as vendas na oficina.
Um dos principais problemas que vimos neste artigo são os desperdícios e deixar clientes insatisfeitos ao usar peças de baixa qualidade.
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