Confira aqui as melhores estratégias de fidelização de clientes no AutoCenter, e garanta o sucesso do seu negócio.
Se você é dono de uma oficina mecânica ou AutoCenter, provavelmente já percebeu que reter clientes é uma tarefa bem difícil. Principalmente quando você consegue oferecer um serviço de altíssima qualidade, mas não por um preço abaixo dos concorrentes.
Como esse segmento de mercado não é padronizado e, muito menos, possui preços tabelados, é muito importante que os proprietários pensem em formas e estratégias de fidelizar os seus clientes.
Pois isso ajudará a empresa a manter a sua saúde financeira, e continuar sempre crescendo ao longo do tempo.
Além da questão financeira, a fidelização de clientes consegue garantir ainda mais prosperidade para o seu negócio. Além de transformar clientes em verdadeiros fãs da sua marca.
Quando isso acontece, os consumidores divulgam o seu negócio sempre para pessoas conhecidas. E, sem dúvida, você já sabe da importância do marketing boca a boca, né?
Para te ajudar a entender melhor sobre fidelização de clientes, e como você pode incorporar essas estratégias no seu AutoCenter ou na sua oficina mecânica, preparamos esse artigo com sugestões de estratégias, que você pode aplicar facilmente no dia a dia do seu negócio.
Por isso, acompanhe a leitura para não perder nenhuma dica, e começar a montar a sua estratégia de fidelidade ainda hoje!
Qual a importância da fidelização de clientes no AutoCenter?

Fidelizar clientes é essencial para o crescimento e lucratividade da oficina mecânica.
O tema fidelização de clientes é muito novo para você ainda? Então, é importante entender o porquê de essa estratégia ser tão importante hoje em dia.
Quando falamos em fidelizar clientes, Philip Kotler é a grande referência do tema.
Em seus estudos, Kotler conseguiu demonstrar e comprovar que conquistar um cliente totalmente novo, tem um custo cerca de 5 a 7 vezes maior do que manter um cliente que você já possui.
Inclusive, em oficinas mecânicas e AutoCenters, é muito comum ver que os gestores precisam se esforçar muito para conseguir vendas novas.
Por isso, se preocupar com o pós-venda e com quem já é seu cliente se torna tão importante.
No final, investir em estratégias de fidelização de clientes em AutoCenter te ajudará a economizar um bom dinheiro. Assim como manter o seu negócio sempre ativo, sem precisar conquistar sempre novos clientes para manter o seu lucro.
Quais são os benefícios da fidelização de clientes em AutoCenters?
Agora que você já viu a importância da fidelização de clientes para um negócio, entenda quais são os benefícios dessas estratégias quando falamos em AutoCenters e oficinas mecânicas.
Recorrência
Uma das principais vantagens da fidelização de clientes no AutoCenter, é que eles sempre vão voltar e preferir pela sua marca.
Isso se torna ainda mais forte para as oficinas mecânicas e AutoCenters. Pois os donos não querem deixar o seu automóvel nas mãos de qualquer pessoa.
Portanto, ao se preocupar com os seus consumidores e oferecer benefícios para eles, é muito provável que eles voltarão a fazer negócio com você no futuro quando precisarem.
Clientes se tornam embaixadores do negócio
Um cliente que sai satisfeito do seu negócio vai te ajudar, e muito, com a famosa propaganda boca a boca. Pois te indicará sempre que alguém perguntar a ele se ele conhece uma boa oficina mecânica.
Assim, os clientes fiéis se tornam verdadeiros embaixadores da sua marca, te ajudando a ganhar novos clientes sem investir nada para isso.
Diferencial frente à concorrência
Outra vantagem bem legal das estratégias de fidelização, é que elas permitem que você tenha diferenciais frente à sua concorrência.
E sabemos que no setor automotivo, isso é essencial para ter sucesso, não é verdade?
Ajudam a manter um negócio sustentável e saudável
As estratégias de fidelização de clientes, quando bem elaboradas, te ajudarão a manter o seu negócio sustentável e saudável de maneira muito mais fácil.
Pois você não precisará gastar horrores com marketing para conseguir 1 cliente novo por mês.
Quando você fideliza um cliente, ele passa a consumir os seus produtos e serviços diversas vezes.
Por isso, esses são os clientes responsáveis por manter a sua empresa de pé. Mesmo que a concorrência aumente, esses clientes fidelizados estarão lá por você.
Clientes fidelizados diversificam o consumo
Outro ponto bem legal da fidelização de clientes no AutoCenter, é que ela leva à diversificação de consumo do seu estabelecimento.
Pois, com uma estratégia de fidelização eficaz, os seus clientes fiéis passam a querer experimentar outros serviços e produtos também. Afinal, confiam em você cada vez mais.
Assim, a fidelização pode te ajudar a vender mais dos produtos e serviços que não costumam sair com facilidade. Além disso, ainda eleva o ticket médio do cliente.
Aumenta o gasto médio por compra e agrada o cliente
Que cliente não gosta de ser bem atendido, não é mesmo? Fazer isso faz parte de todas as estratégias de fidelização de clientes.
Pois, quando seus clientes se sentem bonificados, é muito mais fácil que eles queiram voltar, e sempre se lembrem dos seus serviços.
Além disso, é comum que os clientes fidelizados possuam um ticket médio maior, gastando mais por compra do que os clientes que não são fidelizados.

Fidelização de clientes no AutoCenter traz diversas vantagens para o seu negócio.
6 estratégias simples de fidelização de clientes para AutoCenter
Agora, é hora de colocar a mão na massa e começar a ver os resultados que comentamos acima.
A seguir, separamos 6 dicas bem simples de estratégias de fidelização de clientes para AutoCenter, que você pode aplicar no seu negócio. Confira!
Invista na comunicação com o seu cliente
Primeiramente, para fidelizar clientes, é essencial ter canais de comunicação eficazes e que realmente funcionem, desde o pré-venda até o pós-venda do cliente.
Se possível, coloque à disposição dele, vários canais abertos de comunicação, e invista bastante no marketing digital do seu AutoCenter ou oficina mecânica.
Você pode trabalhar com telefone, chat, email, redes sociais, WhatsApp, formulário dentro do seu site e etc.
Personaliza os produtos e os serviços
Todo cliente ama se sentir especial, e isso faz toda a diferença na fidelização de clientes. Se você conseguir personalizar os seus produtos e serviços, de forma a atender com excelência as necessidades do seu cliente, sem dúvida ele vai voltar.
Você pode pensar em itens customizados, ou fazer um pacote especial para o cliente com todos os serviços que ele precisa, e um preço bem legal.
Invista na experiência de atendimento para a fidelização de clientes no AutoCenter
Clientes gostam de ser bem atendidos, e isso conta muito na primeira e última impressão sobre o seu negócio.
Por isso, invista em atendimento de qualidade para os seus clientes, procurando profissionais com boa capacitação de vendas, e que consiga atendê-lo da melhor forma, independente do canal de comunicação utilizado.
Tenha serviços adicionais à disposição
Além dos serviços que você já oferece, é interessante pensar em como você pode ofertar serviços adicionais aos seus clientes. Assim, você consegue diversificar ainda mais o seu portfólio.
Por exemplo, abrir um canal com dicas e tutoriais sobre uma determinada ferramenta ou carro no YouTube, aparecer nos stories e tirar as principais dúvidas dos seus clientes, postar conteúdos educativos nas suas redes sociais, etc.
Procure um programa de fidelidade
Como as estratégias de fidelidade são cada vez mais essenciais, existem várias empresas com softwares voltados à fidelização de clientes. Eles podem te ajudar muito na elaboração da sua estratégia.
Algumas oferecem consultorias, banco de dados dos clientes, email marketing, roleta de brindes, brindes surpresas, contato otimizado por email e WhatsApp, assim como várias outras ferramentas que servem para facilitar o dia a dia.
É bem legal investir em um produto que permita o acúmulo de pontos, que possam ser trocados no futuro por prêmios e brindes. Afinal, essa tem sido a principal tendência do mercado, e a mais procurada pelos clientes.
E não se preocupe com as mensalidades dos programas de fidelidade, a grande maioria se paga sozinha com o decorrer do uso do sistema.
Vale a pena pedir um orçamento e conversar com os especialistas em fidelização das empresas. Assim, eles conseguem analisar o seu negócio, e dar dicas de estratégias que você poderia adotar com o seu programa de fidelidade.
Algumas empresas de fidelização bem consolidadas e com ótima reputação hoje são: FideliZi, FideliMax e Fidelizar Mais.
Tenha um bom software de gestão
Por fim, um ponto extremamente importante, mas deixado de lado por vários gestores: é essencial ter um bom software de gestão para gerar fidelização de clientes.
Para facilitar ainda mais o dia a dia, procure por opções de softwares que possam ser integrados na gestão empresarial (ERP).
Com esses sistemas, é possível organizar todas as informações sobre os clientes e sobre a empresa, em um único local de fácil acesso.
Pois ter uma gestão automatizada facilitará muito a manter a sua base de clientes ativa, e a entender melhor o perfil dos seus clientes. Então, evite fazer tudo na ponta do lápis!

Uma ótima gestão é fundamental para a fidelização de clientes no AutoCenter
Dica bônus para a fidelização de clientes no AutoCenter: manutenção preventiva para incentivar o retorno dos clientes
Para finalizar, vamos deixar aqui uma dica bônus: utilize a manutenção preventiva, como uma forma de incentivar o retorno dos seus clientes em menos tempo.
Aplicar o sistema de gestão da forma correta, você consegue conferir no sistema, qual seria a próxima data de manutenção. Assim como fazer o cálculo para o seu clientes de quando deve ser o retorno para a realização dos reparos preventivos no veículo.
Desse modo, você se mostrará muito mais disponível e atencioso. Assim como terá uma chance de fazer o cliente voltar em menos tempo.
Inclusive, se você investir em um programa de fidelidade, é possível colocar como prêmio um desconto interessante para a realização na manutenção preventiva dentro de X meses.
Com isso, você aumenta as chances de o cliente voltar dentro desse prazo para não perder o desconto.
Viu como é bem fácil começar a criar uma estratégia de fidelização para o seu AutoCenter? Ao fazer isso, pode ter certeza que o seu negócio vai te agradecer muito no futuro!