O marketing para mecânicos não precisa ser limitado a descontos e o boca a boca. Há diversas estratégias que podem ser utilizadas para aumentar o faturamento da oficina!
Neste artigo, vamos te mostrar 5 estratégias e 7 passos de como implementar ações de marketing para atrair clientes, fidelizá-los e, assim, tornar a sua mecânica mais lucrativa. Continue lendo e saiba mais!
5 principais estratégias de marketing para mecânicos
1. Redes sociais e anúncios na internet
Você sabia que 97% dos internautas pesquisam sobre o serviço, produto ou estabelecimento antes de ir pessoalmente? Por isso, não ter presença digital é praticamente não existir para boa parte da população.
Assim, os anúncios na internet podem gerar resultados bastante impressionantes para as oficinas mecânicas, uma vez que o investimento necessário é bem mais em conta do que outros veículos. A propaganda online também oferece bastante controle sobre quem verá essa campanha, permitindo otimizar ainda mais o investimento.
Ao passo que as redes sociais são plataformas poderosas para desenvolver a marca da oficina e fidelizar clientes através do relacionamento com cada pessoa.
2. Site detalhado e cadastro no Google Meu Negócio
Atualmente, todo negócio precisa ter presença digital. Por isso, o marketing para mecânicos também se apoia nos recursos do Google Meu Negócio e site.
O Google Meu Negócio é um serviço gratuito do Google, que permite oferecer informações detalhadas sobre sua oficina para as pessoas que pesquisem sobre mecânicas próximas ou busque por você especificamente. Com esse recurso, é possível informar às pessoas:
- Endereço da oficina;
- Horários de atendimento;
- Fotos do local;
- Avalições de outros clientes;
- Tirar dúvidas;
- Produtos e serviços oferecidos;
- Disponibilidade em feriados; e muito mais.
O mesmo vale para o site da oficina. Com um site é possível ter mais flexibilidade sobre o conteúdo. Há diversas ferramentas gratuitas e profissionais disponíveis para criação de sites, mas a ajuda profissional é mais indicada.
Ter um site bem-feito, com layout bonito e informações relevantes, faz toda a diferença. Lembrando que uma página mal construída pode ter o efeito contrário, uma vez que seu site é como a fachada da sua oficina!
3. Programas de recompensa
Programas de recompensa são uma das estratégias mais tradicionais para aumentar as visitas recorrentes. Através de um sistema de pontos que podem ser trocados por descontos, serviços gratuitos ou produtos, por exemplo, é possível fazer com que a pessoa sempre volte na sua mecânica, em vez de ir ao concorrente.
Importante que esse programa oferece prêmios relevantes, do contrário não haverá nenhum sentido em tê-lo. Ele também precisa ter um sistema simples de usar e de resgatar os prêmios.
Atualmente, aplicativos são o caminho mais poderoso para se ter um programa de recompensa, uma vez que os apps podem ser usados para:
- Acompanhar os pontos acumulados;
- Verificar quanto falta para a próxima recompensa; e
- Receber notificações de promoções.
A mecânica também pode aproveitar do aplicativo para implementar outras estratégias, como uma carteira digital, programa de cashback, e muito mais!
4. Ações Sazonais
Quem disse que oficinas mecânicas não podem fazer ações sazonais? A criatividade é o único limite para o marketing para mecânicos, por isso, avalie como usar as datas comemorativas como forma de trazer as pessoas para a oficina.
Por exemplo, em épocas que são comuns muitas pessoas viajarem, faça campanhas sobre a manutenção preventiva. O verão é outra época interessante para isso também, ao destacar a importância da revisão antes de descer a serra. Quando pensa em descontos, a Black Friday também pode ser uma data para desconto sazonal na mecânica!
5. Promoções limitadas e/ou exclusivas
Enfim, promoções limitadas são estratégias bastante utilizadas em qualquer negócio, bem como a mais simples de implementar como marketing para mecânicos. Contudo, esteja atento para não dar descontos demais e, no fim das contas, isso não ajudar a oficina a faturar mais.
Aliás, ofertas exclusivas podem ser uma alternativa bastante interessante para fidelizar clientes, juntamente com os programas de recompensa. As recompensas e ofertas exclusivas podem atiçar o cliente a ver as vantagens de sempre buscar a sua oficina, em vez da concorrência.
Passo a passo para um plano de marketing para mecânicos
1. Conheça seu público
O primeiro passo no marketing para mecânicos é entender qual o público-alvo da oficina. Afinal, pode ser um estabelecimento especializado em carros importados, foco em elétrica, etc.
Entender qual o público é crucial para ter clareza na forma de se comunicar. Por exemplo, uma oficina especializada em carros de alto padrão precisa de uma identidade diferente de uma popular.
Essa diferenciação também ajuda a saber quais características devem ser exaltadas para atrair os clientes. Um dono de carro importado tem prioridades, necessidades e condições totalmente distintas de um gestor de frotas em busca de mecânica especializada.
2. Estude a concorrência
Estudar a concorrência pode ajudar o marketing para mecânicos em dois sentidos: saber o que não fazer e como se diferenciar.
Ao observar as ações dos concorrentes, é possível identificar campanhas que deram mais resultados e aquelas que não mudaram nada (além do prejuízo). Com isso, é possível ter uma base das campanhas que você pode usar na sua oficina.
Por outro lado, não dá para ficar copiando a concorrência. Assim, sabendo das ações dos outros, fica fácil pensar em ações que façam sua oficina se destacar. Entretanto, tenha sempre em mente o público-alvo da sua oficina!
3. Defina metas SMART
É muito comum que planos não saiam do papel por um simples motivo: a falta de clareza no que deve ser feito. Para isso, podemos usar a metodologia SMART para estabelecer metas tangíveis e fáceis de executar.
Uma meta SMART é aquela que:
- Específica: não pode haver dúvidas sobre o que deve ser feito;
- Mensurável: a ação precisa ter uma forma de mensurar seu sucesso com facilidade, por isso, precisa ser clara e bem específica;
- Atingível: ser possíveis de concretizar, por exemplo, em vez de “dobrar o faturamento em 1 mês”, opte por “crescer em 2% ao mês”;
- Relevante: precisa resultar em impacto relevante no negócio;
- Temporal: ter um prazo bem definido para conclusão;
4. Defina um calendário de ações
Com base nas metas e seus prazos, desenhe um calendário que facilite a visualização das campanhas de marketing para mecânicos. Esse calendário ajudará a planejar e gerenciar os esforços.
Ademais, não esqueça de inserir no calendário as datas comemorativas, para sempre estar atento às épocas propícias para campanhas sazonais.
Também especifique as datas em que acontecerá a análise de dados, revisão de planejamento e reuniões com o time. Quanto menos “adivinhações” ou “improvisos” sobre o que fazer a seguir forem necessários, melhor!
5. Prepare um orçamento para o marketing
É crucial ter um bom controle financeiro para as campanhas de marketing para mecânicos. Afinal, não adianta atrair 1000 clientes se para conquistá-los foi necessária uma montanha de dinheiro e a mecânica, no fim das contas, teve apenas prejuízo. Sem um orçamento, não é possível avaliar se as ações terão um bom retorno.
Nesse sentido, coloque todos os gastos estimados para cada ação. Caso a oficina não tenha experiência prévia, ligue em agências de marketing, gráficas e realize pesquisas na internet para ter uma base do investimento necessário em cada ação.
6. Mensure os resultados
Toda ação de marketing para mecânicos deve ser mensurada, para estudarmos quais são mais eficientes e descobrir o que precisa ser melhorado. Sem esse tipo de análise, será impossível ter resultados satisfatórios e consistentes. Então, defina quais são os indicadores e como eles serão mensurados.
Algum dos indicadores mais comuns em ações de marketing são:
- Custo por lead
- Ticket médio
- Origem de tráfego
- Taxa de rejeição
- Taxa de conversão
- Retorno sobre investimento (ou ROI, em inglês)
- Número de pedidos de orçamento
- Número de vendas
- Volume de receitas
Vale ressaltar que para cada tipo de campanha, há um conjunto de métricas mais adequadas para análise. Por exemplo, anúncios no Google precisam ser analisados por métricas diferentes de campanhas em rádio.
7. Faça uma análise dos dados
Após executar as atividades e mensurar a performance, é momento de tabular e analisar os dados. Essa é a etapa em que devemos confrontar o que era estimado com os resultados obtidos.
Quando se faz esse tipo de análise pela primeira vez, pode parecer que os dados não dizem nada. Contudo, quando esse estudo se torna um hábito e novas campanhas são lançadas, é possível comparar os resultados e, com isso, aprender com mais confiança sobre aquilo que dá ou não resultado.
Também é fundamental estudar mais sobre marketing para mecânicos, observar as ações da concorrência e fazer testes. Busque sair do “feijão com arroz” para se destacar no mercado e ter melhores resultados.
Pós-venda: como isso define o sucesso a longo prazo da sua mecânica
Não tem melhor marketing para mecânicos do que o boca a boca, não é? Afinal, qualquer pessoa confia mais em quem ela conhece, como amigos e familiares, do que em uma propaganda que ela viu.
Por isso, ter cuidado com o pós-venda da sua oficina é um elemento crucial para o sucesso de longo prazo. As ações de pós-vendas nem sempre demandam investimentos financeiros, mas podem resultar em altos ganhos no longo prazo.
Quer dicas de como melhorar o atendimento e pós-venda da oficina para aumentar seus resultados? Neste artigo você confere várias estratégias para implementar hoje mesmo!