Se você tem dúvida sobre Gestão Financeira para Mecânicos, fique até o final e confira tudo o que preparamos para você.
O dia a dia em uma oficina mecânica não é nada tranquilo! Esse segmento costuma oferecer vários tipos de serviços diferentes, incluindo revisões em automóveis, troca de pneu, organização de peças, compra de estoque, capacitação de equipe e muitas outras atividades compõem a rotina do local.
É por isso que saber fazer a gestão financeira de forma correta em oficinas mecânicas é tão importante para conseguir manter a organização e a saúde do negócio.
Além disso, a gestão ajuda os gestores e mecânicos a controlar o seu capital de giro, os impostos, orçamentos, pagamentos de clientes e tudo o que diz respeito ao sistema financeiro.
Por isso, para te ajudar a fazer a gestão da sua oficina mecânica, elaboramos esse post com algumas dicas sobre o que é a gestão financeira. E como você pode aplicá-la da melhor forma no seu negócio. Acompanhe!
Gestão financeira: o que é o conceito?
Antes de conferir as dicas de gestão financeira para mecânicos, é muito importante que você entenda do que se trata a gestão financeira, e qual é o seu papel em qualquer negócio.
Basicamente, é a gestão financeira que ajudará a otimizar os resultados da sua empresa e, principalmente, no aumento do lucro real.
Realizar a gestão financeira envolve controlar, acompanhar, planejar e analisar tudo o que está relacionado à parte financeira do seu negócio.
Para dar conta de todos esses processos, você pode contar com a ajuda de ferramentas, de processos e de métodos de gestão. Falaremos sobre os melhores para oficinas mecânicas mais abaixo.
Assim, as principais funções da gestão financeira nos negócios são:
- Manter o controle sobre o fluxo de caixa;
- Conseguir acompanhar todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa;
- Controle de contas a pagar e contas a receber;
- Pagar dívidas em dia;
- Estabelecer metas, análises, objetivos e, até mesmo, projeções para o futuro do negócio;
- Montar um planejamento tributário eficiente;
- Avaliar todo o desempenho econômico do negócio;
- Montar relatórios contábeis;
- Realizar análises de investimentos, para verificar a viabilidade.
Por que a gestão financeira para mecânicos é tão importante?
Investir na gestão financeira para mecânicos é uma tarefa que nunca terá fim. Além disso, também impactará diretamente na lucratividade e na sustentabilidade do seu negócio.
De forma geral, a administração financeira é essencial para que você consiga manter todas as áreas e setores do negócio funcionando da forma correta. E isso vai desde a compra de mercadorias com os fornecedores, até o pagamento dos funcionários no fim do mês.
Além disso, a gestão financeira foca em um ponto extremamente delicado e necessário de qualquer negócio: o controle do fluxo de caixa. Somente assim é possível aumentar as vendas e os lucros, ao passo que os custos diminuirão.
Por isso, todas as empresas precisam ter uma boa gestão financeira para conseguir se manter de pé, mesmo enfrentando situações adversas e complicadas.
Para se ter uma ideia da importância da gestão financeira, segundo um estudo que foi feito pelo IBGE, foi possível comprovar que o motivo principal pelo qual 48% das empresas brasileiras fecham as portas em menos de 3 anos de mercado, é a falta de uma gestão financeira eficiente.
Desse modo, se você não quer fazer parte dessa estatística, é melhor começar a organizar a gestão financeira da sua oficina mecânica a partir de agora!
Estratégias de gestão financeira para mecânicos
Sem mais delongas, vamos ao que interessa!
Para te ajudar a começar a organizar a gestão financeira para mecânicos, separamos aqui algumas dicas de práticas que todo mecânico precisa aplicar no seu negócio, para manter a saúde financeira em dia e crescer cada vez mais!
Invista no gerenciamento do fluxo de caixa
Já citamos o termo fluxo de caixa algumas vezes no decorrer desse post por um simples fato: ele é um dos pontos mais importantes para quem quer ter um negócio saudável, e em constante crescimento.
O fluxo de caixa nada mais é do que o registro de todos os centavos que entram e saem do caixa da sua empresa, independente de qual seja a finalidade.
Foi ao mercado e aproveitou para comprar o pó de café para repor na oficina? Então esse valor precisa constar no fluxo de caixa!
De certa forma, o fluxo de caixa se assemelha bastante aos orçamentos familiares que vemos por aí.
Mas, no caso da empresa, você nunca deve colocar valores aproximados ou lançá-los fora da data correta. É essencial registrar tudo com exatidão.
Sabemos que nesse momento, você deve estar pensando: mas como vou fazer isso, e ainda realizar todos os outros trabalhos na oficina diariamente? Pois bem! Não se desespere! Pois temos a solução para isso!
No fluxo de caixa, você deve registrar os seus gastos envolvidos com trabalhos, custos básicos do estabelecimento (água, luz, internet, aluguel, etc), gastos com material, despesas extras e qualquer valor que saia da conta do negócio, para qualquer finalidade!
Por outro lado, também é necessário registrar todas as entradas de dinheiro.
Fazendo essas anotações com clareza e da maneira correta, é possível visualizar a quantidade de dinheiro que costuma circular no negócio, e qual o lucro real que essa movimentação está gerando.
Portanto, o primeiro ponto é incluir o fluxo de caixa no seu cotidiano, tomando nota de todas as transações.
Para facilitar o processo, existem vários sistemas de gestão que fazem os cálculos e os registros de forma automática para você, ajudando bastante no dia a dia.
Procure formas de otimizar o seu capital de giro
Junto com o fluxo de caixa, o capital de giro é outro termo essencial dentro da gestão financeira. Mas, na maioria das vezes, é esquecido pelos gestores e empresários.
O capital de giro é o valor necessário para manter o seu negócio funcionando, incluindo o valor utilizado em transporte, mão de obra, espaço físico e a soma de todos os gastos que você costuma ter, incluindo cerca de 10% a mais como margem de erro.
Sabendo qual é o seu capital de giro, você consegue prever o valor mínimo que precisa ter no caixa do seu negócio, para que ele se mantenha em equilíbrio.
Essa métrica também pode ser calculada através dos softwares de gestão financeira. Com esse dado, é possível pensar em formas de reduzir os seus gastos variáveis e otimizar o seu lucro.
Trabalhe em cima de metas
Outra dica importante de gestão financeira é sempre trabalhar com metas. Afinal, são elas que vão te ajudar a pensar nos meios possíveis de atingir os objetivos do seu negócio.
É essencial elaborar as metas, mas devem ser realistas e servir como uma forma de ir crescendo o negócio aos poucos. Você pode pensar em metas como: aumentar em X% o faturamento mensal.
Em cima disso, é hora de começar a pensar nas formas de aumentar o faturamento!
Cuidado com a precificação
Aqui está um ponto delicado: a precificação de serviços. Quando falamos em oficinas mecânicas, não existe um padrão e, muito menos, um valor base para precificar os seus serviços. Aliás, a precificação errada pode levar à falência do seu negócio.
Por isso, quando você for colocar preço nos seus produtos e serviços, calcule certinho os equipamentos e produtos utilizados, mão de obra e gastos necessários para manter o negócio funcionando (isso inclui todos os gastos, tanto fixos como variáveis), além de adicionar um % de lucro.
Sabemos que você pode querer oferecer os serviços ao menor preço, para conquistar clientes.
Mas saiba que existem outras formas muito mais eficientes de fidelizar os seus clientes no ramo de oficina mecânica. E o que vale no final é ter um serviço e atendimento de qualidade!
Tenha rotina de fornecimento
Imagine trabalhar na correria do dia a dia em uma oficina mecânica e, no meio do dia, descobrir que você não tem os materiais necessários para realizar o serviço de determinado cliente.
Nesse segmento, atrasos pequenos podem afetar a experiência do cliente e fazer com que eles nunca mais voltem.
Portanto, é essencial ter uma rotina de fornecimento, com uma agenda bem pensada e estruturada para a aquisição dos materiais e produtos.
Utilize um sistema de gestão
Fazer tudo o que estamos comentando até o momento em um caderno ou na planilha do Excel será um trabalho exaustivo e com altas chances de erro.
Por isso, o mais adequado é que você busque um bom sistema de gestão financeira para utilizar no seu negócio.
Esses sistemas fazem lançamentos automáticos de transações, elaboram análises e contabilizam as métricas automaticamente para você, facilitando bastante o trabalho da gestão financeira.
Realize análises periódicas
Vamos ser sinceros, de nada vai adiantar investir em um sistema, ter vários dados disponíveis, mas não os utilizar para nada!
É muito importante que você ou o seu gestor sempre separe alguns dias no mês para sentar e analisar as métricas e o desempenho da empresa com calma, visando achar formas de otimizar ainda mais os gastos e aumentar o lucro.
Procure ajuda
Se você assume que não sabe quase nada sobre gestão financeira, mas não quer correr o risco de ter que fechar as portas do seu negócio, é possível procurar por ajuda especializada!
Existem empresas e profissionais focados em gestão financeira de negócios que podem ajudar, e muito, no crescimento da sua oficina mecânica, cuidando de todos esses fatores que citamos acima!
Sabemos que isso pode representar um gasto adicional no presente, mas pode ter certeza que o retorno no longo prazo será muito maior.