Atrair novos clientes para a oficina pode ser um desafio enorme, mas com o Google Meu Negócio para mecânicos você poderá conquistar novos públicos com facilidade!
Ainda não sabe o que é e como usar a ferramenta no seu negócio? Então, você está no lugar certo! Aqui vamos te explicar tudo sobre o Google Meu Negócio para mecânicos, como ativar sua conta, quais seus benefícios e como ter mais resultados.
Vamos lá?
O que é o Google Meu Negócio para Mecânicos
O Google Meu Negócio (GMN) é uma ferramenta para que empresas possam gerenciar suas informações dentro das plataformas do Google.
Através dessa ferramenta, você poderá cadastrar diversas informações sobre sua empresa. Dentre elas, temos informações muito importantes para seus clientes, como:
- Endereço;
- Horários de funcionamento;
- Telefone de contato.
Além disso, o GMN também permite que clientes postem avaliações e comentários no seu perfil de empresa. Você também pode cadastrar o link para seu site, redes sociais e postar fotos e vídeos.
Sendo o Google um dos sites mais acessados no mundo inteiro, ter sua marca em destaque nos resultados de busca do Google é crucial para crescer seu negócio e atrair novos clientes pela internet.
Perfil Empresa no Google: o substituto ao Google Meu Negócio
Apesar da maioria dos recursos do Google Meu Negócio continuar disponível, em 2022 o aplicativo passará a ser chamado de Perfil da Empresa.
A mudança é, na prática, uma atualização de nome, recursos e usabilidade. Nesse sentido, agora será possível gerenciar o perfil do seu negócio diretamente do Google Maps ou do Google Search. Assim, será mais fácil personalizar e destacar o seu perfil nos apps da gigante da tecnologia.
Por que ter o Google Meu Negócio (Perfil da Empresa)?
Destaque sua empresa no maior site do mundo de forma gratuita
Convenhamos, quando precisamos de alguma coisa, é muito provável que a primeira coisa que fazemos é pesquisar no Google, não é?
Ter o Google Meu Negócio para mecânicos é crucial para que sua oficina possa ser encontrada quando alguém pesquisa pelos serviços na sua região.
E o melhor de tudo isso: é gratuito! Isso mesmo, o Google Meu Negócio para mecânicos é totalmente grátis, sem a necessidade de pagar por algum recurso “premium”; após ativar sua conta, você terá acesso a todas as ferramentas.
Traga mais clientes para a sua oficina
Criar a presença digital da sua oficina mecânica é essencial para atrair novos clientes. Afinal, você não estará limitado às pessoas que passam na frente da mecânica ou pelas indicações de clientes atuais.
Saia na frente da sua concorrência ao aparecer com destaque quando alguém busca no Google por oficinas mecânicas!
Melhore sua reputação
O Google Meu Negócio para mecânicos é uma ótima forma de oferecer todas as informações aos potenciais clientes. Assim, as pessoas se sentem mais confiantes e confortáveis em ir no seu estabelecimento.
Ao passo que as avaliações de clientes é a maneira mais poderosa de construir sua reputação.
O recurso de comentários também é poderoso para atrair mais clientes. Além de mostrar que sua empresa é séria, responder às dúvidas aumenta a confiança no seu negócio. Isso pode ser o fator mais decisivo na hora de um cliente escolher pela sua oficina em vez da concorrência, mesmo se seus concorrentes oferecem preços mais baixos!
Tenha acesso às estatísticas de buscas
Ao ativar o Google Meu Negócio para mecânicos, você terá acesso às estatísticas sobre os acessos e pesquisas.
A partir desses dados, você poderá tomar decisões melhores, uma vez que terá dados raros e exclusivos sobre o comportamento dos seus clientes.
Por exemplo, é possível saber quantas pessoas estão encontrando seu negócio no Google, quantos acessaram seu perfil, quais termos de buscas trouxeram mais visitantes e muito mais!
Ofereça as informações que seus clientes precisam
Todo cliente quer saber sobre seu endereço, horário de funcionamento, serviços oferecidos e formas de contato.
Informações como essas e muitas outras podem ser cadastradas através do Google Meu Negócio para mecânicos. Assim, clientes se sentem mais confiantes, pois sabem que você poderá resolver o problema delas.
Como criar uma conta Google Meu Negócio 2022
Criar e gerenciar sua conta do Google Meu Negócio é bastante simples e prático. Veja só o passo a passo para você ativar sua conta:
- Acesse o site do Perfil da Empresa do Google;
- Clique em Gerenciar Agora;
- Crie sua conta Google ou use o mesmo e-mail que você acessa outras contas do Google (Gmail, Drive, Youtube, Documentos, etc);
- Clique em Inclua sua Empresa no Google;
- A partir de agora, apareça algumas telas para você inserir informações básicas sobre sua oficina, como telefone, endereço e nome;
- Em seguida, será necessário confirmar seu e-mail, que é a parte que mais demora. O Google te enviará um código de verificação pelos Correios, algo que pode levar até duas semanas.
- Enquanto seu código não chega, use esse tempo para preencher seu perfil! Importante: suas informações apenas ficarão visíveis no Google após a confirmação do código de verificação.
- Com o código em mãos, volte ao seu painel de controle e clique no botão “Confirmar Agora”. Siga as instruções da tela para realizar a confirmação do local da sua oficina;
Na parte de preencher o perfil, não esqueça de inserir:
- Fotos do seu estabelecimento;
- Um logotipo;
- Informações sobre horários de funcionamento;
- Telefone de contato;
- Links para seu site (se tiver);
- Links para os perfis das redes sociais;
- Um resumo sobre sua oficina, incluindo quais serviços são oferecidos.
Como usar o Google Meu Negócios para mecânicos atraírem mais clientes
Ter o Google Meu Negócios para mecânicos já te colocará à frente da concorrência. Entretanto, não basta fazer seu cadastro e esquecer da ferramenta.
É preciso usar o seu Perfil de Empresa como mais um canal de relacionamento e marketing com seus clientes. Por isso, selecionamos 6 dicas para você aplicar e melhorar seus resultados:
1. Peça para clientes deixarem avaliações
As avaliações no seu perfil do Google Meu Negócio para mecânicos é muito importante para construir sua reputação.
Assim, sempre que possível, peça para seus clientes deixarem uma avaliação sobre o serviço prestado. É algo que leva apenas alguns minutinhos para o cliente, mas que fará toda a diferença na sua empresa.
Isso porque uma oficina que tenha uma pontuação de 4,5 de 5 no Google receberá muito mais visitantes do que uma mecânica que tem zero avaliações.
Mesmo que a que tem zero possa ser a melhor entre as duas, ninguém saberá disso por não ter avaliações de clientes reais!
2. Responda aos comentários
Mantenha-se atento aos comentários que as pessoas deixem no seu perfil. Além de ajudar quem perguntou, as dúvidas ficam visíveis para qualquer pessoa, assim, suas respostas podem ajudar vários outros usuários que tenham as mesmas dúvidas.
É importante que você responda com sinceridade e agilidade. Evite discussões desnecessárias e ofereça respostas o mais completas possíveis, para solucionar as dúvidas com eficiência.
3. Poste fotos e vídeos sobre seu estabelecimento
Assim como em redes sociais, o Google Meu Negócio permite que você poste fotos e vídeos. Essa é uma grande oportunidade para destacar o seu espaço, produtos e serviços.
A grande vantagem do Perfil de Empresa para sua oficina é que seu conteúdo não precisa ser tão frequente quanto nas redes sociais para se manter relevante.
Assim, aposte na qualidade e use os dados do seu perfil para construir conteúdos que resolvam as principais dúvidas e dores dos seus clientes.
4. Mantenha suas informações sempre atualizadas
Mudou o telefone? Não deixe de atualizar seu Perfil de Empresa. Vai fechar no dia do feriado? Também deixe isso claro no seu perfil.
Manter os dados atualizados é crucial para atrair novos clientes e evitar frustrá-los. Especialmente em relação aos horários em feriados, pois se você não informar que estará aberto ou fechado, poderá causar confusões e gerar avaliações negativas!
5. Acompanhe seus resultados e tome decisões com base em dados
Como dito, não faça seu cadastro e depois esqueça do seu Perfil de Empresa.
Dessa maneira, é interessante avaliar suas estatísticas semanal ou, pelo menos, mensalmente. Os dados do seu perfil te ajudarão a entender mais sobre seus clientes e até mesmo saber quais tipos de serviços e produtos são mais procurados.
6. Use o Google Meu Negócio para gerar tráfego para seus outros canais de relacionamento
O Google Meu Negócio para mecânicos permite que você insira links para outras redes, como Facebook, Instagram e Youtube, além do seu site.
Essa é uma forma de construir seu relacionamento com os clientes e levá-los para seus outros canais. Até mesmo o WhatsApp pode ser integrado para que clientes entrem em contato com você facilmente.
Enfim, não deixe de criar seu perfil de empresa no Google Meu Negócio para mecânicos. Como visto, é bem simples começar a gerenciar seu perfil e começar a atrair novos clientes.
Quer aprender mais sobre marketing para mecânicos? Então, confira nosso artigo completo sobre como usar as redes sociais para sua oficina!