As redes sociais dominaram o mundo digital. Crescem a cada ano, sempre há uma novidade sendo anunciada e muito da internet acontece dentro dessas plataformas. Por isso, surge a dúvida: redes sociais para mecânicos faz sentido?
Neste artigo você entenderá tudo sobre as redes sociais e seus impactos nos negócios. Além de conferir dicas essenciais para tirar o máximo de proveito dessas plataformas na estratégia de marketing e satisfação do cliente em sua oficina. Confira!
Qual o impacto das redes sociais nos negócios
As redes sociais são gratuitas e, para gerarem bilhões de dólares em receitas todo ano, contam com as empresas para monetizar os sites. Contudo, por que empresas investem tanto assim nas redes sociais?
A realidade é que essas plataformas deixaram de ser apenas um local para compartilhar fotos da última viagem com seus amigos e familiares. Marcas e negócios fazem uso das redes para se relacionar, vender e atender de forma personalizada com seus clientes. E isso vem sendo recebido pelos consumidores de braços abertos — aliás, muitas pessoas deixam de comprar de uma loja quando ela não possui presença digital.
Segundo o relatório “Discovery & Influence on Twitter” (2017), 53% das pessoas no Twitter tendem a ser as primeiras a comprar novos produtos.
Outro dado interessante, é que 73% das marcas entrevistadas pela Buffer em 2019 afirmaram terem experiências positivas ou muito positivas com as estratégias de marketing nas redes sociais.
Segundo a Forbes (2019), 71% das pessoas que tiveram uma experiência de compra positiva pelas redes sociais afirmam que recomendariam a marca para seus amigos e familiares. Aliás, um estudo da GlobalWebIndex em 2019 constatou que 54% das pessoas usam as redes sociais para procurar produtos.
Das tantas vantagens que as redes sociais possuem para as empresas, podemos destacar 7 delas:
- Mais visitas: pessoas usam a internet e redes sociais para encontrarem novos produtos e serviços, além de verificarem as informações sobre o local antes de visitarem. Em vez de depender do boca a boca e do tráfego da rua, sua mecânica irá alcançar pessoas da cidade inteira (do mundo inteiro, se quiser).
- Autoridade: conteúdo de qualidade e o relacionamento próximo com as pessoas permitem que sua oficina se posicione como autoridade no segmento;
- Divulgação: alcance os clientes certos onde quer que esteja e tenha mais retorno em suas campanhas promocionais;
- Inteligência de dados: as redes sociais para mecânicos oferecem um oceano de dados sobre seus clientes. Isso a inteligência de dados ao seu favor e crie estratégias cada vez mais efetivas;
- Satisfação do cliente: o relacionamento que as redes sociais permitem facilita o atendimento e engajamento de clientes, o que impacta diretamente na satisfação deles;
- Fidelização: complementando o tópico anterior, essa interação mais descontraída e personalizada, facilita a fidelização dos clientes;
- Reduzir e otimizar custos com marketing: a internet oferece mais resultados pela fração do custo de estratégias tradicionais, sendo uma maneira de reduzir custos e de pequenos negócios de conseguirem atingir a audiência ideal para crescerem.
Qual a melhor rede social para mecânicos?
Se as redes sociais são fundamentais para os negócios, quais as melhores redes sociais para mecânicos?
Antes de mais nada, lembre-se que cada plataforma possui um público-alvo diferente. Assim, o primeiro passo para saber qual rede social escolher para investir é entender qual o público que sua oficina busca atingir.
Quando analisamos de forma global, das pessoas da geração X (nascidos entre 1960 a 1980), cerca de 77,5% usam as plataformas. Entre os Millennials (1981 a 1995) 90,4% usam as redes sociais. Já os Baby Boomers (1945 e 1964) são os menos presentes nas redes sociais, com apenas 48,2% — dados da Emarketer, 2019.
Portanto, ainda que sua oficina busque atingir o público mais velho, as redes sociais ainda têm grande força. Claro que, quanto mais jovem for o público-alvo, mais efetivas serão as redes sociais no seu negócio.
Enquanto isso, cada rede social possui um perfil demográfico distinto e que se altera conforme os anos passam. Por exemplo, hoje o TikTok é a rede favorita dos mais jovens. Enquanto o Facebook possui um público mais adulto.
Para conferir dados de 2021 sobre o perfil demográfico de cada rede social, recomendamos a leitura deste artigo da SproutSocial, que levantou as estatísticas do Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest, Snapchat e Youtube. Você terá dados suficientes para verificar em qual rede social seu público habita.
Como usar as redes sociais para mecânicos venderem mais e melhor
1. Conteúdo de qualidade e interessante
Primeiramente, as redes sociais para mecânicos devem trabalhar um conteúdo de qualidade e que seja interessante para o público-alvo.
Isso significa que o perfil da empresa não é um álbum de fotos de produtos, da estrutura física e para postar avisos e promoções.
Pense nas dúvidas que os clientes possuem e crie conteúdos que tire essas dúvidas. Faça da oficina parte da rotina das pessoas, através de posts interativos e interessantes.
Não esqueça de que suas publicações refletem a imagem da sua empresa. Assim, erros de português, imagens e vídeos de baixa qualidade, informações incorretas, entre outros problemas, podem gerar um efeito negativo na reputação da mecânica.
2. Interação com os seguidores
As redes sociais para mecânicos não podem ser apenas uma vitrine de fotos e vídeos da oficina. Essas plataformas, como o próprio nome indica, são baseadas na interação entre as pessoas e negócios.
Por isso, responda os comentários, peça para curtirem e comentarem nos posts, interaja com caixas de perguntas nos Stories do Instagram, entre outros. Faça que o perfil da empresa seja “vivo” e humanizado.
3. Frequência de postagem e informações atualizadas constantemente
Não é preciso publicar algo novo todo santo dia. O mais importante é ter um conteúdo de qualidade e interessante. Assim, postar entre uma a três vezes na semana é mais do que ideal. Em um blog, por outro lado, é possível ser menos frequente, com novas atualizações uma vez por semana ou menos.
Os dados sobre a empresa, como horários de funcionamento, serviços prestados, produtos disponíveis, forma de pagamento e outras informações importantes para os clientes precisam estar sempre atualizados e corretos.
4. Use as ferramentas das plataformas
Cada rede social possui uma plataforma completa para as empresas gerenciarem seus perfis. Em geral, as ferramentas que as próprias plataformas oferecem para as empresas são mais focadas no gerenciamento de anúncios nas respectivas redes sociais. Por isso, a sua oficina pode necessitar de outras ferramentas para tirar o máximo de proveito de cada rede — vamos falar mais sobre isso no tópico a seguir.
5. Tire maior proveito das redes sociais para mecânicos com os chatbots e integrações
As ferramentas nas redes sociais para mecânicos não precisam ser limitadas ao que a própria plataforma disponibiliza. Na verdade, atualmente há diversas outras plataformas que permitem aumentar o potencial das suas redes.
Por exemplo, os chatbots são robôs que respondem as mensagens de seguidores com base em perguntas e respostas comuns. Esse tipo de tecnologia pode ser incrível para:
- Aumentar a satisfação dos clientes através de um atendimento instantâneo;
- Eliminar a necessidade de uma equipe grande só para cuidar das redes sociais;
- Personalizar a experiência do cliente conforme suas necessidades;
- Reduzir os custos operacionais da mecânica;
- Ter dados precisos sobre o comportamento, dúvidas e interesses dos clientes; e muito mais.
Outras ferramentas são as integrações. Por exemplo, é possível integrar as informações de novos interessados nos serviços da mecânica com o sistema de CRM, caso tenha.
Para aumentar a produtividade do marketing, há plataformas que permitem publicar e monitorar diferentes redes sociais dentro de um mesmo painel, como é o caso de plataformas como MLabs, Buffer e Etus. Ferramentas como Canva podem ser úteis para criação de artes, especialmente se a mecânica não tiver orçamento para contratar um profissional ou agência.
O que postar nas redes sociais para mecânicos?
Com a ascensão de vídeos curtos e “trends”, aceleradas pelo TikTok e Reels, muitos empreendedores pegam aversão às redes sociais para fazer negócios, pois acreditam que precisam fazer brincadeiras e “dancinhas” para fazer sucesso.
Contudo, não é porque uma coisa é popular e está gerando várias visualizações e curtidas que você deve fazer. Visualizações, seguidores e curtidas — nada disso realmente importa para uma empresa. Claro, essas métricas ajudam a entender se o público gostou do seu conteúdo, mas é importante que os posts sejam alinhados com os objetivos de negócio: gerar credibilidade, autoridade e vendas!
Então, ao pensar no conteúdo para redes sociais para mecânicos, devemos avaliar:
- Qual o público que busca atrair?
- Para que esse conteúdo serve? É para fazer vendas? Gerar autoridade? Engajar clientes atuais?
- Esse conteúdo é interessante, educativo e importante para o público em questão?
Algumas ideias de conteúdo para mecânicos:
- Dicas de manutenção no dia a dia;
- Curiosidades sobre partes do carro que poucos sabem;
- Vídeos sobre a rotina na mecânica;
- Pedir que seguidores enviem as dúvidas, e respondê-las em vídeo ou post;
- Oferecer dicas de como melhorar a direção;
- Informações sobre o que prestar atenção antes de ir viajar;
- Falar sobre promoções e eventos na mecânica;
- Notícias sobre o mundo automotivo; entre outros.
Enfim, redes sociais para mecânicos faz sentido?
Em suma, as redes sociais para mecânicos faz todo sentido, especialmente quando usadas corretamente. Nesse artigo você descobriu:
- Como as redes sociais estão expandindo as possibilidades de negócio;
- A presença digital é obrigatória para qualquer negócio que deseja ser lucrativo;
- Um perfil social da empresa, quando bem utilizado, aumenta a satisfação dos clientes e o faturamento no geral;
- Como usar as redes sociais para mecânicos e dicas de conteúdo.
Ou seja, não restam dúvidas de que as redes sociais para sua oficina mecânica podem ser um ponto de inflexão em direção ao sucesso. A presença digital da oficina traz novos clientes, melhora o relacionamento com clientes e abre portas para novas oportunidades.
Aliás, as redes sociais para mecânicos são ótimos canais para o pós-venda, que é uma área do atendimento ao cliente que tem impactos profundos no sucesso a longo prazo da oficina. Entenda mais neste artigo sobre atendimento e o pós-venda para mecânicos!