Mais um ano se encerra e chega a hora de montar o calendário de ações de marketing para mecânicos em 2022. Ainda não começou a planejar o calendário da sua oficina?!
Neste artigo você confere dezenas de dicas, ideias e sugestões de ações, além de um passo a passo prático para montar seu calendário de marketing sem estresse.
O objetivo é te dar o máximo de informações e inspirações de campanhas para realizar durante o ano e aumentar o faturamento da mecânica. Portanto, leia até o final e, logo em seguida, comece a aplicar as dicas. Vamos lá!
A importância do marketing para mecânicos
Independente do negócio, o marketing é essencial para atrair clientes e aumentar o faturamento. Afinal, quem não é visto, não é lembrado.
Portanto, ter um calendário de ações de marketing para mecânicos permite:
- Ter fluxo de clientes mais estável;
- Aumentar as receitas e lucros;
- Conhecer mais sobre os clientes;
- Expandir o negócio;
- Melhorar o relacionamento com os clientes;
- Gerar receitas recorrentes;
- Não depender da sorte ou da propaganda “boca a boca”;
- Ter resultados mais rápidos; entre outros benefícios.
Ou seja, marketing para mecânicos, ou qualquer negócio, não deve ser visto como uma despesa, mas sim um investimento para o sucesso do empreendimento.
Marketing digital para mecânicos: por que sua oficina precisa implementar o quanto antes?
Apesar de não ser mais uma novidade, muitos negócios físicos, oficinas mecânicas incluídas, ainda pensam que não precisam da internet para atrair novos clientes.
Não podiam estar mais enganados! Segundo a pesquisa “Transformação Digital no Varejo Brasileiro”, da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, cerca de 92% dos entrevistados afirmam verem o faturamento crescer depois de adotar ações digitais.
Em um estudo do Google, Ipsos MediaCT e Sterling Brands em 2014, há dados ainda mais impactantes sobre a força do marketing digital para os negócios físicos:
- 75% dos consumidores ficam mais propensos a visitar o estabelecimento após encontrarem informações úteis nos resultados de busca do site da empresa;
- Quando não encontram a informação, o resultado é oposto: 25% afirmam que não vão a uma loja por recear não encontrar o que estavam buscando.
Nesse sentido, o Marketing Digital proporciona, entre tantas vantagens, um ótimo potencial para a mecânica:
- Estar presente na rotina do cliente;
- Alcançar um público maior, com menor investimento e esforço;
- Ter atendimento “24/7” através das redes sociais e site, resolvendo dúvidas comuns automaticamente;
- Melhorar a experiência do cliente;
- Implementar ações de fidelização com mais rapidez;
- Visão consolidada e muito precisa sobre os consumidores; entre outros benefícios.
Em suma, o Marketing Digital é um elemento essencial para se considerar ao montar o calendário de ações de Marketing para mecânicos.
Calendário de ações de marketing para mecânicos em 2022
Há algumas campanhas para o seu calendário de ações de marketing para mecânicos que não precisam de uma época específica, podendo ser utilizadas nos períodos em que as vendas tendem a cair por motivos diversos.
Algumas ideias de ações tradicionais para ser implementadas:
- Programas de fidelidade: por exemplo, “após 3 visitas, ganhe um balanceamento grátis”;
- Eventos na mecânica com base em lançamentos de novos produtos, serviços ou data comemorativas;
- Promoções relâmpago;
- Propaganda em rádio;
- Invista em uma identidade visual que se destaque da concorrência;
- Parceria com concessionárias; entre outros.
Estratégias de marketing digital para mecânicos
Como comentado no tópico anterior, não podemos esquecer das ações de Marketing Digital:
- Mantenha as informações sobre a mecânica atualizadas no Google Meu Negócio
- Faça posts frequentes nas redes sociais, com atualizações, curiosidades, informações educacionais e chamadas para eventos e promoções da oficina mecânica;
- Invista em anúncios do Google, para que seu site seja o primeiro quando alguém busque palavras como “Oficina Mecânica em Cidade Tal”;
- Vídeos de curiosidades e informativos no Youtube também podem alcançar ótimos resultados;
- Interaja com os clientes pelas redes sociais, tirando dúvidas e incentivando a visita à mecânica;
- Vídeos da rotina da mecânica;
- Depoimentos de clientes;
- Invista em uma identidade visual única para diferenciar da concorrência e gerar conexão com o público-alvo;
- Mantenha um blog institucional, oferecendo dicas, curiosidades e informações para os condutores — além de aproveitar para promover seus serviços;
A mecânica também pode se beneficiar muito do uso de Chatbots e WhatsApp. Através dessas ferramentas, é possível ter um atendimento rápido e eficaz sem dificuldades.
Os chatbots permitem programar respostas automáticas com base na mensagem do cliente. Assim, em vez de perder tempo respondendo perguntas comuns, como horário de funcionamento ou agendamento, o robô faz isso por você 24 horas por dia!
Isso também aumenta a satisfação dos clientes, que não precisam ficar esperando o horário comercial ou aguardando para ser respondido.
Calendário de ações de marketing para mecânicos: as dinâmicas de cada mês
Há diversos eventos que acontecem todos os meses, como as datas comemorativas e feriados. Aqui vão algumas ideias para você considerar ao montar seu calendário de ações de marketing para mecânicos em 2022.
Lembre-se de verificar os eventos, feriados e datas comemorativas da sua região, para usá-las como fonte de inspiração para suas campanhas.
Os dois primeiros meses do ano são bastante complicados para o varejo. As pessoas estão se recuperando dos gastos de fim de ano e se preparando para pagar os impostos, como o IPVA.
Janeiro pode ser um bom momento para oferecer descontos em serviços de manutenção e revisão. Em Fevereiro, conforme o Carnaval se aproxima, é possível focar em ações de manutenção preventiva, especialmente para o público que planeja viajar nessa época.
Principais datas para considerar no seu calendário de ações de marketing para mecânicos:
01/03 – Carnaval
08/03 – Dia Internacional da Mulher
22/04 – Descobrimento do Brasil
01/05 – Dia do Trabalho
08/05 – Dia das Mães
12/06 – Dia dos Namorados
24/06 – Dia de São João
20/07 – Dia do Amigo e Internacional da Amizade
14/08 – Dia dos Pais
25/08 – Dia do Soldado
07/09 – Dia da Independência do Brasil
02/10 – Primeiro turno eleições
12/10 – Dia das Crianças
15/10 – Dia do Professor
28/10 – Dia do Servidor Público
30/10 – Segundo Turno Eleições
31/10 – Dia das Bruxas
15/11 – Proclamação da República
20/11 – Dia Nacional da Consciência Negra
21/11 – Abertura Copa do Mundo 2022
18/12 – Final da Copa do Mundo 2022
24/12 – Véspera de Natal
25/12 – Natal
31/12 – Véspera Ano-novo
Todas essas datas permitem fazer campanhas de conscientização, engajamento, promoções e eventos especiais. Em certas datas, como Dia das Bruxas, é possível fazer eventos diferenciados, com decorações, promoções e “desafios” para engajar e atrair os clientes.
Lembre-se de usar a criatividade para se destacar da concorrência. Faça testes e não tenha medo de errar, pois é apenas assim que aprenderá quais estratégias funcionam melhor para a sua oficina mecânica.
Como montar um calendário de ações de marketing para mecânicos de forma prática
1. Estratégia
O primeiro passo para montar um calendário de ações de marketing para mecânicos é ter uma estratégia clara. Contudo, não precisamos ficar enrolando e perdendo tempo em “detalhezinho”. Portanto, foque em:
- Entender seu público: o que eles querem? Quais são suas dores e necessidades? Quais seus perfis? Quais conteúdos e onde consomem eles?
- Analise a concorrência: quais são as campanhas que eles estão usando? Está sendo efetivo? O que você pode fazer para se diferenciar?
- Objetivo estratégico: onde você quer chegar com as estratégias? Dê um nome, prazo e responsável por cada objetivo;
- Defina métricas de desempenho: como a performance será avaliada para indicar se está no caminho certo? Qual o aumento de receitas deve acontecer, por exemplo, por mês para atingir o objetivo?
2. Plano de Ação
Com base em nossas dicas de calendário de ações de marketing para mecânicos, você poderá começar a planejar as campanhas para o ano. Lembrando que há ações que podem acontecer em qualquer época, como as dicas de Marketing Digital, e outras que dependem de datas comemorativas e feriados.
Assim, as ações de marketing de época permitem menos flexibilidade, já que há um prazo bem específico. Por outro lado, é possível organizar o trabalho para que a equipe não fique sobrecarregada e tenha o tempo necessário para executar as ações da melhor forma possível.
A ferramenta 5W2H facilita muito a montar um calendário de marketing para mecânicos. Ela permite organizar de forma simples e objetiva suas ações.
- O que (What): descreva a ação a ser realizada;
- Quando (When): defina o prazo para conclusão da ação;
- Quem (Who): quem será o responsável por essa tarefa?
- Por que (Why): por que essa tarefa é necessária?
- Onde (Where): qual o local da execução? Por exemplo, outdoor na avenida, perfil do Instagram, na recepção da mecânica, etc;
- Como (How): o que precisa ser feito para concluir a tarefa do jeito certo?
- Quanto custa (How much): quanto vai custar para fazer essa ação?
Ao preencher todas as informações, basta executar as ações conforme o plano. Caso seja necessário, não hesite em adaptar o plano de ação, afinal, é impossível prever tudo e, se for a primeira vez realizando esse tipo de planejamento, com certeza haverá aspectos que você nem sabia que deveriam ser observados.
3. Organize o orçamento
Na ferramenta 5W2H, além de organizar todas as tarefas para concluir seu calendário de marketing para mecânicos, também saberá o custo delas. Com isso, verifique as finanças do seu negócio e separe uma parte do seu orçamento para investir nas ações planejadas.
4. Montando o calendário
O passo 1, 2 e 3 são a maior parte do trabalho para montar o calendário de ações de marketing para mecânicos. Agora precisamos apenas juntar todas as informações, organizá-las e apresentar para equipe, de modo que todos estejam alinhados.
Seja através de um quadro na parede do escritório ou uma ferramenta específica (como Trello ou Asana), o importante é que o calendário esteja:
- Claro e objetivo: todos precisam saber o que deve ser feito com facilidade;
- Fácil acesso: não deixe o calendário escondido em um canto do escritório ou em uma plataforma que ninguém usa;
- Deixe claro prazos e responsáveis: as tarefas precisam ter um prazo e um responsável por elas, para que as ações sejam realmente implementadas previna atrasos e seja possível identificar gargalos no planejamento.
5. Analise e aprenda com os resultados
Enfim, conforme você executa as ações, monitore constantemente os resultados, conforme as métricas que você definiu na estratégia. Sem isso, você não saberá se o calendário de marketing para mecânicos realmente foi efetivo.
Lembre-se também de estudar esses resultados, isto é, entender o que influenciou para que seus resultados tenham sido os observados. Dessa maneira, será possível descobrir quais tipos de ações, forma de comunicação e canais são mais eficazes para a sua mecânica.
É com esse hábito de planejar, executar, mensurar os resultados e aprender com eles que você fará estratégias cada vez melhores, fazendo com que sua oficina seja lucrativa!
Não esqueça de ter um atendimento pós-venda efetivo. Através desse processo é possível fazer com que os clientes voltem mais vezes à mecânica, ou seja, gerar mais receitas e lucros com menor custo. Quer saber como melhorar o atendimento e gerar mais resultados na oficina? Confira nosso artigo completo sobre Atendimento para Mecânicos!