As distribuidoras enfrentam muitos desafios logísticos todos os dias. Isso impacta diretamente em seus resultados. Portanto, devem ser pontos trabalhados para que melhorem os resultados. 

Neste artigo, entenda como melhorar a logística de distribuidoras com ações práticas. Além disso, veja a importância do marketing e parcerias. Por fim, saiba como a tecnologia e aplicativos como o da Intermec Automotive podem ajudá-lo.

 

Qual a importância da logística para as distribuidoras

As distribuidoras têm muitos desafios logísticos para serem solucionados todos os dias. Na verdade, encontrar soluções para eles é o que pode garantir um serviço de qualidade para os clientes.

Antes de descobrir formas de solucionar é importante entender qual a importância da logística. Assim, pode-se ter uma visão clara do assunto, melhorando a tomada de decisão.

A logística de distribuidoras é um de seus pontos principais. Afinal, ela envolve processos como:

 

  • Planejamento;
  • Implementação;
  • Controle de fluxo.

 

É por meio dela que você garante a entrega dos produtos de uma forma otimizada. Ou seja, rápida, com custo reduzido e mantendo seu estoque organizado.

Ela envolve três grandes pilares, que são:

 

  • Capacidade de entrega;
  • Integração;
  • Capacitação.

 

Portanto, deve-se alinhar todos esses pontos para que você tenha bons resultados com os clientes.

 

Como a logística de distribuidoras impacta na satisfação do cliente

Entre os desafios logísticos das distribuidoras, o maior deles é manter a satisfação do cliente. Afinal, sem isso, você corre riscos de perdê-los. Além disso, caso estejam contentes, aumente a chance de indicações.

Ter uma boa logística não afeta apenas na sua organização interna, mas em como seus clientes enxergam sua empresa. Por exemplo, se é confiável, se tem uma entrega rápida, se não comete erros.

A visão de seus clientes sobre você garante o sucesso ou fracasso de seu negócio. Portanto, é essencial que tenha um bom planejamento para garantir um resultado eficiente.

Você deve trabalhar a logística de distribuidoras para que seja rápida. Sendo assim, o cliente precisa surpreender-se pela qualidade. Assim, aumenta a sua confiança na empresa.

Os desafios logísticos têm fortes impactos na satisfação dos clientes.

Foto por Freepik

 

Redução de atrasos e problemas

Atrasar entregas pode gerar grandes problemas para seus clientes. Afinal, o produto ainda será repassado para o cliente final. Então, caso aconteça alguma situação de erro é preciso resolvê-la com rapidez.

Sempre deixe o cliente ciente da situação que está enfrentando. Assim, ele também pode se programar e evitar problemas ainda maiores. 

 

Os desafios logísticos das distribuidoras

Para que seu planejamento seja eficiente é importante conhecer os desafios logísticos. Com eles em mente é possível definir soluções para cada um dos tópicos, reduzindo os problemas de sua empresa.

Veja a seguir o que pode afetar a logística de distribuidoras. Portanto, permite que já pense em soluções em seu negócio.

 

Aumento do custo de mão de obra

Um dos desafios mais comuns nessas empresas é a busca de mão de obra. Afinal, você deve possuir uma equipe especializada e de qualidade. Então, com o aumento da procura, os preços também subiram.

É preciso fazer um investimento maior para ter uma equipe preparada. Aliás, esta é a base de seu negócio. Ou seja, sem bons motoristas é impossível ser ágil em suas entregas.

 

Encontrar equipe capacitada

Além de encontrar bons motoristas é preciso que sejam capacitados. Portanto, que entendam também de tecnologia e possam otimizar rotas. Afinal, eles são parte integrante de sua equipe e devem participar dos processos.

 

Dificuldades em integrar as equipes

Para enfrentar os desafios logísticos é preciso que toda sua equipe esteja alinhada. Ou seja, do pedido do produto até a entrega deve ter organização. Mas, nem sempre isso é realidade nas empresas.

Integrar as equipes pode garantir que a logística das distribuidoras sejam otimizadas e entreguem resultados melhores.

 

Regras de circulação urbana

O trânsito, principalmente em vias urbanas, também é um desafio. Afinal, há algumas regras que proíbem a circulação em determinados horários. Ou ainda, possuem peso e vias definidas.

Portanto, a equipe deve possuir estas informações para criar rotas e trajetos que sejam eficientes.

A limitação de circulação urbana pode ser um dos grandes desafios logísticos para distribuidores.

Foto por Freepik

Alinhar crescimento da cadeia produtiva com as vendas

Os objetivos das distribuidoras devem sempre estar alinhados com os clientes. Ou seja, é preciso que eles atendam às necessidades de seu consumidor. Assim, conseguem aumentar suas vendas.

Não adianta possuir muito estoque de determinada peça que não é vendida. Também não ajudará a possuir poucos itens de um produto que está em alta no mercado. A cadeia produtiva é essencial para garantir o retorno financeiro.

 

Ter gestão com base em dados

Ainda entre os desafios logísticos é importante destacar a base de dados eficiente. Afinal, é por meio dela que você tomará todas as decisões. Bem como, terá as informações necessárias para planejamentos e mudanças.

Portanto, para analisar a logística de distribuidoras alguns dados são importantes. Por exemplo:

 

  • Ticket médio;
  • Taxa de sucesso de vendas;
  • ROI;
  • Índice de turnover;
  • Índice de entregas realizadas no prazo;
  • Satisfação dos clientes.

 

Busque uma solução eficiente e que apresente os dados de modo claro. Assim, pode consultá-los sempre que necessário, otimizando seu tempo de tomada de decisão.

 

Gerenciar de forma eficiente o estoque

É essencial que tenha o controle de seu estoque. Afinal, sem isso suas vendas podem ter uma queda. Portanto, deve-se otimizar este processo, para que tenha as informações sempre em mãos.

Possuir uma gestão de estoque automatizada economiza tempo e dinheiro das distribuidoras. Isso porque evita que tenha problemas com as vendas, seja por falta de produto, ou peças em quantidades exageradas.

 

Falta de ações de divulgação

Seja qual for o setor, o marketing é essencial para todos os negócios. Afinal, ele permite que mais pessoas conheçam sua marca e seus produtos. Então, não seria diferente com as distribuidoras.

Traçar planos e estratégias de vendas também é um ponto que deve ser planejado. Aliás, seu público-alvo deve conhecer o negócio e o que pode oferecer a eles. 

Esta também é uma área que precisa de pessoas qualificadas. Portanto, busque profissionais que entendam do assunto. Assim, eles podem usar estratégias eficientes para seu negócio.

 

A importância de criar um bom relacionamento com as marcas

Ter um bom relacionamento com as marcas das quais distribui também entre nos desafios logísticos. Afinal, essa relação pode ser benéfica para seus negócios e render melhores resultados.

Os parceiros garantem que você tenha os produtos certos para vender. Então, ter um contato direto pode melhorar muito a logística das distribuidoras.

Com essa proximidade, aumenta as chances de receberem produtos com rapidez e até mesmo antecipados. Além disso, pode entender melhor sobre a busca dos clientes e novidades de mercado.

 

Intermec 

Um bom exemplo de empresa é a Intermec Automotive, que garante entregas rápidas, evita atrasos, gargalos e problemas de estoque.

Com uma gestão de estoque no modelo Kanban, ela garante que sempre haja produtos a pronta entrega. Assim, evita-se que seus parceiros sofram com longos prazos de entrega ou com falta de estoque!

 

Aplicativo Intermec

Além da entrega rápida, através do aplicativo Intermec você terá marketing para sua distribuidora! Isso porque o app ajuda os mecânicos a consultarem as peças e ver o contato do distribuidor mais próximo para fazer a compra.

Aplicativo da Intermec ajuda distribuidores a lidar com desafios logísticos e de marketing

Foto por Freepik

 

Negócio digital: a importância de investir em tecnologia

A tecnologia não é apenas um dos desafios logísticos das distribuidoras, mas de todos os setores. Afinal, ela é aliada para melhorar os processos. Assim, permitindo entregas rápidas e de qualidade.

Torna-se essencial que todos os negócios investem nesta área. Ainda mais com o foco de vendas online pós-pandemia. Portanto, para que a logística de distribuidoras tenha um avanço é preciso das soluções certas.

O setor automotivo, por exemplo, deve focar em um ponto: a análise de dados. Aliás, isto é importante para todos os setores, porque melhora a tomada de decisão.

Possuir ferramentas de controle e apresentação de dados é o que permite o planejamento. Assim, os decisores devem sempre ter em mãos as informações e métricas de seu negócio.

Sendo assim, é essencial para seu negócio que os processos sejam automatizados. Então, você tem acesso rápido aos dados para sua gestão. 

 

Planeje e crie ações

Há muitos desafios para as distribuidoras, mas todos podem ser resolvidos com boas estratégias. Portanto, o primeiro passo é analisar quais deles estão em sua realidade e o que acontece.

Com isso, você tem os pontos que deve trabalhar e criar planos e estratégias. Sendo assim, pense e analise como isso impacta em sua empresa. Em seguida, trace ações práticas para desenvolver.

Acompanhe cada uma delas para verificar se o resultado foi positivo ou não. Além disso, faça ajustes sempre que necessário, para que cumpra seus objetivos.

Torna-se essencial acompanhar cada etapa. Afinal, essa é a melhor forma de encontrar as soluções para os seus problemas e desafios.

Por fim, tenha os dados necessários em mãos e veja a evolução de sua empresa. Dessa forma, aos poucos, conseguirá resolver todos os desafios.

 

Acabe com os desafios de logística

Aplique todas as dicas e sugestões deste artigo em sua empresa. Assim, você consegue vencer os desafios citados. Bem como, melhora seus resultados e a imagem de sua marca para os clientes. 

Esteja sempre atento às novidades de tecnologia e inovação para sua área. Afinal, isso permite que entregue o melhor para os seus clientes sempre. Sendo assim, o sucesso de seus negócios está garantido.