O serviço de manutenção da direção hidráulica é um dos mais importantes e procurados pelos clientes de oficinas mecânicas.

Afinal, os fabricantes de carro recomendam que seja feita a manutenção preventiva na direção hidráulica a cada 50.000 km rodados. E os motoristas que se preocupam com a segurança do veículo, costumam procurar o serviço dentro do que o fabricante estipula.

Por isso, se você tem uma oficina mecânica, e quer ter um guia prático para identificar problemas na direção hidráulica dos veículos e como resolvê-los, preparamos esse conteúdo especialmente para você.

Abaixo, você vai conferir quais são as principais diferenças entre direção hidráulica e elétrica, o que muda no quesito manutenção, as principais falhas que costumam acontecer na direção hidráulica.

Bem como um passo a passo fácil e completo de como realizar a manutenção correta deste tipo de direção. Confira!

Diferença entre direção hidráulica e elétrica

Diferença entre direção hidráulica e elétrica

Diferença entre direção hidráulica e elétrica – Foto por Freepik

Antes de tudo, é importante que você entenda perfeitamente quais são as diferenças entre a direção hidráulica e a direção elétrica.

De modo geral, podemos assumir que o diferencial principal entre esses dois tipos de direção é o mecanismo que cada uma delas utiliza para deixar a direção do carro mais leve.

Na direção elétrica, ela fica mais leve por conta da presença de um motor elétrico, que se localiza na própria caixa de direção, dando uma forma extra para os seus braços.

Já na direção hidráulica, a direção do carro fica mais leve por conta de uma bomba que promove a circulação de óleo na caixa de direção, lubrificando toda a região.

Além disso, a direção elétrica não requer nenhum acessório mecânico para funcionar. Em contrapartida, a direção hidráulica possui polias, mangueiras, correias e, ainda, utiliza óleo.

É justamente a troca desse óleo da direção hidráulica que precisa ser feita a cada 50.000 km rodados com o carro. Aliás, é o motivo principal da maioria dos motoristas procurarem pelo serviço.

Essas diferenças impactam, também, na manutenção de cada uma das formas de direção. Enfim, entenda melhor como isso funciona.

Manutenção de direção hidráulica x manutenção de direção elétrica

Como a direção elétrica não possui acessórios mecânicos para funcionar, a sua manutenção costuma ser muito mais simples para os mecânicos. Geralmente, esse tipo de direção não precisa de manutenção preventiva, apenas a reparação.

No sistema de direção elétrico, o mecânico precisará apenas trocar ou reparar algum componente elétrico que faz parte do motor que acabou queimando com o tempo, ou lidar com casos de curto-circuito.

Já do outro lado, a manutenção da direção hidráulica é complexa, principalmente por ser necessário avaliar todos os acessórios mecânicos que fazem parte da direção.

Assim como também é preciso checar o reservatório, substituir o óleo, fazer alinhamento e troca contínua da correia.

As principais falhas que ocorrem na direção hidráulica

As principais falhas para observar na manutenção de direção hidráulica

As principais falhas para observar na manutenção de direção hidráulica. Foto por Freepik

Saber quais são as principais falhas que ocorrem nos sistemas de direção hidráulica é uma ótima forma de você, mecânico, economizar tempo tentando descobrir o que pode ter acontecido.

Por isso, preparamos aqui uma lista com as principais falhas que ocorrem na direção hidráulica, para que você saiba os problemas que pode investigar primeiro quando algum cliente aparecer com essa demanda de manutenção. Confira:

Vazamento de óleo

Um problema bem comum é o vazamento de óleo, que podemos perceber quando o nível de fluído hidráulico abaixa, algo que não deve acontecer nunca dentro do sistema de direção hidráulica.

Geralmente, o que causa os problemas de vazamento são desgastes nas conexões ou nos componentes de vedação.

Pane total da bomba

Outro problema recorrente é a pena total da bomba do sistema hidráulico que, na maioria das vezes, é acompanhada de ruídos na bomba, que são causados por conta da presença de ar dentro do sistema.

Nesse caso, é necessário fazer a substituição da bomba.

Correias frouxas ou com validade vencida

É necessário trocar as correias do sistema hidráulico de tempos em tempos. Afinal, quando elas começam a ficar frouxas ou vencidas, é comum surgir chiados bem agudos.

Falha total do sistema

Em casos de falha total do sistema de direção hidráulica, a principal causa costuma ser vazamentos no sistema.

Os problemas que citamos aqui estão relacionados diretamente com a direção hidráulica. Mas é possível que problemas externos ao sistema também afetem o seu funcionamento, como rodas desalinhadas.

Por isso, caso você não identifique nenhum desses problemas no sistema de direção hidráulica que está analisando, pode ser que o problema não esteja diretamente na direção, sendo essencial avaliar outras partes do carro.

Manutenção de direção hidráulica: o passo a passo completo

Passo a passo da manutenção de direção hidráulica de sucesso!

Passo a passo da manutenção de direção hidráulica de sucesso!

Agora que você já tem o conhecimento necessário sobre direção hidráulica, é hora de conferir o passo a passo completo de como identificar qual problema pode ser, bem como o que fazer em cada situação.

Abaixo, reunimos as principais informações e processos que você deve realizar no momento de fazer uma manutenção de direção hidráulica.

Comece desmontando

O primeiro passo para fazer a manutenção da direção hidráulica, é desmontar o mecanismo. Para isso, você precisará de ferramentas adequadas, e sempre seguir os procedimentos que a própria fabricante do veículo recomenda.

Dentre as principais ferramentas para investir estão:

  • Chaves para soltar e para regular porcas;
  • Sacador hidropneumático
  • Sacador manual
  • Prensador universal
  • Morsa giratória
  • Sacador retentor
  • Carrinho giratório
  • Sacador universal rolamento e solex.

Como identificar os problemas?

A melhor forma de identificar os problemas na direção hidráulica é observando os defeitos que o carro está apresentando.

Pergunte, primeiro, ao motorista. Pois, com certeza, ele percebeu que algo está errado e procurou a manutenção.

Assim, ele conseguirá falar exatamente o que notou de problemas no carro e o que observou de diferente. Depois, é hora de partir para uma análise mais técnica do sistema como um todo.

Vazamentos

Os vazamentos são os problemas mais comuns na direção hidráulica. Geralmente, podemos confirmar esse problema verificando o nível de líquido hidráulico presente no sistema.

Se estiver abaixo do comum, então, muito provavelmente o problema é um vazamento. Nesses casos, será necessário trocar as peças, não sendo possível realizar reparos.

Após a substituição dos componentes, é importante utilizar a bancada de testes para checar se há existência de vazamentos internos ou externos, além da pressão e da vazão dos componentes.

Problemas na suspensão

Os sinais de problemas na suspensão são componentes meio soltos ou rígidos demais. Para resolver, aperte os parafusos e verifique se as borrachas estão em ordem.

Problemas na bomba

Problemas na bomba do sistema hidráulico são entregues com ruídos na bomba. Na maioria das vezes, isso está relacionado à entrada de ar na bomba, ou nível de fluido abaixo do ideal.

Desse modo, para resolver, verifique o nível de fluído e complete o que falta. Contudo, se o problema não for esse, verifique e sangre o sistema.

Problemas na correia

No caso de problemas na correia, os principais sinais são a presença de graxa ou óleo, correias muito ressecadas e com cortes, com polias ou que estão muito frouxas.

Geralmente, problemas na correia são acompanhados de chiados agudos constantes.

Para arrumar, tente esticar a correia para dar a tensão correta, limpar a correia e as polias, ou, em último caso, realizar a troca da correia.

Problemas nas mangueiras e/ou na linha hidráulica

Se as mangueiras estiverem torcidas, desordenadas, não forem originais ou se você perceber que estão obstruídas, o indicado é limpar a peça ou realizar a troca, sempre utilizando componentes originais e de qualidade.

Problemas nos pneus

Pneu desgastados ou desalinhados também impactam diretamente na direção hidráulica. Para resolver, tente calibrar os pneus ou realizar a troca.

Fluído hidráulico abaixo do nível ideal

Para situações em que o fluido hidráulico estiver abaixo do nível indicado, complete o que falta.

Rodas desalinhadas

Outro problema externo que acaba influenciando na direção hidráulica, são as rodas desalinhadas, valendo a pena sempre fazer a checagem.

Nesses casos, alinhe as rodas.

Cuidados necessários durante a manutenção da direção hidráulica

Para realizar a manutenção do sistema de direção hidráulica com eficiência, é necessário tomar alguns cuidados.

O primeiro deles é fazer os testes e analisar os sintomas de forma cautelosa, a fim de encontrar onde realmente está o problema.

Caso contrário, você pode acabar fazendo manutenção em uma peça que não é a causadora do problema, o que não será nada agradável para o cliente depois. Afinal de contas, o problema vai persistir e ele terá que gastar mais.

Além disso, é essencial seguir os processos e procedimentos que o fabricante do carro indica.

Para fazer uma análise correta dos problemas na direção hidráulica, a experiência do mecânico conta muito. Mas é importante levar em consideração a experiência do dono e fazer a checagem técnica também.

Com essas três esferas, sem dúvida, acertar na análise se torna um processo muito mais simples e garantido.

Além disso, outro ponto de atenção é sempre utilizar peças de qualidade para fazer os reparos e trocas necessárias na direção hidráulica.

Opte por peças de alto padrão de qualidade e excelência, garantindo que os seus clientes fiquem satisfeitos com o serviço, e tenham peças com durabilidade superior. Dessa forma, é possível reduzir os custos no longo prazo e garantir uma clientela satisfeita e fiel.

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