A embreagem do carro serve para controlar a conexão do eixo que vem do motor com os eixos que giram as engrenagens, sendo um elemento fundamental no sistema de transmissão do carro.
Para permitir que o carro mude de velocidade mesmo com o motor funcionando, a conexão entre as engrenagens e o motor precisa ser interrompida temporariamente. Para isso, o motorista precisa acionar o seu pedal de embreagem. Mas como o sinal é enviado do pedal para a embreagem no motor?
Neste artigo você verá o que é um sensor de embreagem e como ele funciona, além de identificar os problemas que podem ocorrer com ele e como substituí-lo. Acompanhe!
O que é um sensor de embreagem?
O sensor de embreagem é uma peça do sistema de partida do carro em alguns veículos. Ele funciona como um dispositivo de segurança que previne um motorista de dar a partida no motor com a embreagem engatada. Geralmente este sensor fica montado próximo ao pedal de embreagem, como mostra a figura abaixo.
Quando o motorista pressiona a embreagem com o pé, o sensor de embreagem fecha o circuito que o conecta com o módulo de injeção até o relé e o solenóide de partida, que dá partida no motor. O interruptor abre novamente quando a embreagem é liberada.
O sensor do pedal da embreagem também informa à unidade de comando eletrônica que o motor será aliviado, ou seja, menos combustível será injetado nele e sua velocidade será reduzida após pressionar o pedal da embreagem, tudo para garantir uma mudança de marcha suave.
Em carros com controle de cruzeiro, o sensor é responsável por desligá-lo após o acionamento da embreagem.
Como funciona o sensor de embreagem?
O sensor possui um pino que fica em contato com o pedal da embreagem. Quando o pedal é acionado, o pino é deslocado, atuando sobre os contatos do sensor. Desta forma o motor pode ser acionado.
No caso de um carro com controle eletrônico da embreagem, quando o motorista pressiona o pedal, o sensor de posição da embreagem envia um sinal elétrico para o módulo de controle. Dependendo de quanto o pedal da embreagem é pressionado, o módulo de controle regula a pressão no cilindro escravo da embreagem, engatando e desengatando a peça.
O que pode causar problemas no sensor ou interruptor de embreagem?
Existem duas causas principais que levam o sensor de embreagem a falhar. A primeira é a corrosão dos contatos dentro do interruptor da embreagem, o que impede que o sensor de embreagem se conecte ao interruptor de injeção.
- Se houver algum tipo de sujeira acumulada dentro do sensor ela pode acabar formando uma camada que isola o contato dentro do sensor. Desta forma, a energia não passará por ele e o interruptor não será acionado.
- O outro motivo seria algum dano à fiação do sensor de embreagem, que pode estar corroída, queimada ou partida. Dessa forma, o circuito do sensor da embreagem até o módulo de injeção também não poderia ser fechado.
Como testar seu sensor de embreagem
Use um multímetro para diagnosticar o sensor da embreagem e seu circuito. Remova o plug do interruptor e teste sua voltagem. Utilizando o medidor de resistência, faça um teste de continuidade no interruptor.
Em um interruptor bom, o ponteiro deve marcar infinito com o interruptor aberto e o pedal levantado, sem apertar. Quando o pedal é apertado, e a embreagem é completamente desengatada, o interruptor é fechado e o ponteiro deve marcar continuidade próxima do zero.
Defeito com interruptor de embreagem aberto
Se o sensor parar de funcionar com o interruptor aberto, o sistema não irá fechar e assim a energia do sensor não será transmitida para o sistema de injeção. Como consequência disso, não será possível dar partida ao veículo mesmo girando a chave do carro.
Defeito com o interruptor de embreagem fechado
O sensor de embreagem também pode dar defeito deixando o interruptor acionado, fazendo com que o circuito entre o sensor e a injeção esteja sempre fechado. Neste caso, a passagem de energia do sensor para o módulo de injeção é ininterrupta, e a partida pode ser dada mesmo sem o acionamento do pedal de embreagem.
Este segundo caso é mais perigoso que o primeiro, pois o carro pode ser acionado de forma inesperada.
Como resolver problema no sensor de embreagem?
Se o problema em seu sensor for apenas de sujeira bloqueando os contatos externos, uma limpeza em sua superfície pode ser suficiente para fazê-lo voltar a funcionar. No entanto, caso não haja resultado, é provável que os componentes internos do sensor estejam danificados, assim, será necessário trocá-lo.
O que fazer neste caso? Vamos mostrar nessa seção como trocar o sensor de embreagem em cinco etapas:
Primeira etapa: verificação das condições do sensor da embreagem
- Comece localizando o pedal da embreagem. Na parte de trás do pedal, você encontrará o sensor da embreagem.
- Em seguida, verifique se o pino do sensor da embreagem está travado. Puxe o pedal para cima e empurre o pino. Ele faz contato constante com o pedal da embreagem. O movimento deste pino deve ser livre, sem emperrar.
- Depois, verifique os fios do pedal da embreagem. Certifique-se de que os fios não estão quebrados ou soltos.
- Se o chicote do sensor da embreagem tiver um plugue, remova-o e verifique se há corrosão e umidade nos contatos internos. Se houver umidade, você precisará fazer uma limpeza com algum produto apropriado para equipamentos elétricos nos contatos e depois secá-lo.
Segunda etapa: preparação do veículo
Estas precauções devem ser tomadas para que se possa trabalhar com segurança, já que, com os defeitos no sensor de embreagem, o carro pode se mover mesmo sem ela ser acionada.
- O veículo deve ser estacionado em uma superfície plana e rígida. Depois, coloque alguns calços ao redor das rodas. Então engate o freio de estacionamento para impedir que os pneus traseiros se movam.
- Finalmente, coloque a transmissão em ponto morto. Assim que os calços das rodas estiverem colocados e o freio de mão acionado, coloque a transmissão em ponto morto.
Terceira etapa: remoção do interruptor da embreagem
Agora começa o trabalho no sensor de embreagem propriamente dito. Antes de começar, separe alguns materiais:
- Chaves estrela, Philips e catraca
- Depressor de pedal
- Alicate
- Luvas de proteção
- Óculos de segurança
Primeiro, remova as tampas do painel que estão cobrindo o suporte do pedal da embreagem.
Depois, desconecte o chicote elétrico do interruptor. Se o interruptor estiver conectado fisicamente, você precisará etiquetar os fios e, em seguida, cortá-los com o alicate.
Usando um depressor de pedal, posicione o pedal da embreagem longe o suficiente do interruptor da embreagem para ter acesso à contraporca do interruptor. Afrouxe a contraporca e remova o interruptor da embreagem. A contraporca fixa o interruptor da embreagem ao suporte do pedal.
Quarta etapa: instalação do novo interruptor de embreagem
- Comece colocando a porca de ajuste no novo interruptor da embreagem e instale o interruptor no suporte do pedal da embreagem.
- Depois, coloque a contraporca no interruptor da embreagem. Deixe a porca frouxa por enquanto para que você possa ajustar o interruptor.
- Use um depressor de pedal para mover o pedal da embreagem longe o suficiente do interruptor da embreagem. Dessa forma você terá acesso à contraporca do interruptor.
- Depois aperte o interruptor ao suporte do pedal da embreagem.
Quinta etapa: teste o interruptor de embreagem
- Remova os calços das rodas do veículo. Isso evitará danos à embreagem se o veículo se mover durante o teste.
- Depois, gire a chave de ignição para a posição inicial. Neste momento, nada deve acontecer.
- Agora pise no pedal da embreagem e gire a chave de ignição para dar a partida. Quando o pedal da embreagem empurrar o interruptor, o circuito deve se fechar, fazendo uma conexão com a chave de injeção. Assim, você poderá ouvir o motor dando partida.
- Repita o processo pelo menos três vezes para garantir que o interruptor da embreagem está funcionando corretamente.
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